Mapa de Águas Subterrâneas do Estado de São Paulo


Esta publicação resulta de sistematização e síntese do conhecimento sobre as condições de ocorrência e as potencialidades de águas subterrâneas no Estado de São Paulo.

A elaboração do Mapa de Águas Subterrâneas do Estado de São Paulo é uma iniciativa de quatro instituições: o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE); o Instituto Geológico (IG); o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O Mapa representa o panorama geral de localização, distribuição geográfica, características e potencialidades dos aqüíferos no território estadual.

A utilização da água subterrânea no Estado de São Paulo vem se processando de forma crescente, principalmente na última década, sendo previsível um aumento ainda mais acentuado nos próximos anos, em razão do avanço tecnológico do setor e das conhecidas vantagens da água subterrânea em relação aos recursos hídricos de superfície. O Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SIGRH) passa a contar com mais um subsídio técnico voltado ao planejamento e à gestão. Órgãos gestores, comitês de bacias hidrográficas, empresas e profissionais atuantes na área de recursos hídricos, saneamento e meio ambiente, com esta publicação, dispõem de um instrumento de referência para o desenvolvimento de programas e projetos nas 22 Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos de São Paulo (UGRHIs).

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DA VERSÃO PDF DA NOTA EXPLICATIVA

Para obter o CD-ROM com o mapa de águas subterrâneas do Estado de São Paulo entre em contato com a biblioteca do DAEE pelos telefones (11) 3039-2150, (11) 3039-2152 e (11) 3656-7105.