Superintendente do DAEE assume secretaria geral do CBH do Alto Tietê

Da esquerda para a direita, Ricardo Borsari, Secretário Executivo do CBH-AT; José Auricchio Júnior, Presidente; e Francisco Além, Vice Presidente

O Superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Ricardo Borsari, foi eleito dia 30 de março para o cargo de Secretário Geral do Comitê da Bacia do Alto Tietê (CBH-AT). A Diretoria Executiva do Comitê, com mandato para o período 2017-2019, é integrada também por José Auricchio Júnior, Prefeito de S.Caetano do Sul, Presidente; e Francisco A. Ramalho Além, representante do CIESP São Paulo, Vice Presidente.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT) foi criado em 1991, com objetivo é promover o gerenciamento descentralizado, participativo e integrado dos recursos hídricos, sem dissociação dos aspectos quantitativos e qualitativos, em sua área de atuação. É constituído por representantes dos três segmentos: estado, municípios e sociedade civil, com participação paritária, sendo 18 membros por segmento.

A BACIA DO ALTO TIETÊ

A Bacia do Alto Tietê é integrada por 34 municípios, com cerca 5,8 mil quilômetros quadrados e população de 20 milhões de habitantes.

Os principais rios da bacia são o Tietê, Pinheiros, Tamanduateí, Claro, Paraitinga, Jundiaí, Biritiba-Mirim e Taiaçupeba; e a região abriga os reservatórios do Sistema Alto Tietê (Ponte Nova, Paraitinga, Ribeirão do Campo, Biritiba-Mirim, Jundiaí e Taiaçupeba); complexo Bilings, Guarapiranga; represas do Sistema Cantareira e Pirapora. A região apresenta também 1,7 mil quilômetros quadrados de vegetação natural remanescente, que ocupa aproximadamente 30% da área da UGRHI.

A bacia abriga o maior polo econômico do país, centralizando a sede dos mais importantes complexos industriais, comerciais e financeiros do país. O setor de serviços é o mais expressivo e mostra uma grande complementaridade com a indústria. Ressalta-se ainda o setor de transporte, de serviços técnicos às empresas, de saúde e de telecomunicações.

MUNICÍPIOS
Arujá, Barueri, Biritiba Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santana do Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, Suzano, Taboão da Serra.

Adicione esta página aos seus favoritos