Dia Internacional dos Museus

Neste 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus. Espaços de preservação e valorização de memórias, histórias e culturas diversas.

Localizado no PET (Parque Ecológico do Tietê), o Museu do Tietê, inaugurado em 1999, conta a história de um dos principais rios da cidade de São Paulo, o Rio Tietê.

Por meio de objetos da cultura indígena da região, documentos, quadros e fotos de diversos acervos, o museu é uma ótima oportunidade de conhecer o percurso do rio e de suas margens.

Cada ambiente retrata um ciclo da cronologia do rio. No primeiro espaço o visitante encontra artefatos dos índios que viviam próximos às suas margens, tais como peças usadas pelos homens para caçar na floresta e se defender, nos rituais sagrados e objetos usados pelas mulheres para preparar alimentos.

Várias réplicas de pinturas do século 19, também estão expostas no salão representando o ciclo das Monções, expedições fluviais povoadoras e comerciais que navegavam pelo rio Tietê até o rio Cuiabá. As fototelas são de artistas consagrados como o da “Partida”, de autoria de José Ferraz de Almeida Junior, apresentado ao público em 1898.

O outro bloco do museu agrega um acervo fotográfico que retrata uma época áurea do Tietê, as primeiras décadas do século 20, quando o rio se destacou como a arena dos esportes náuticos, pescarias e um dos principais locais de lazer da cidade de São Paulo. Há ainda uma embarcação “Double Skif” de 1937, doada pelo Clube de Regatas Tietê que participou de várias competições de regatas.

No último bloco o visitante depara-se com fotos mais atuais, em que o Tietê já aparece poluído e sem vida; e amostras de água coletada em várias cidades por onde ele passa no percurso da nascente em Salesópolis até Barra Bonita.

Venha conhecer! O Museu do Tietê funciona de terça a domingo das 9h às 16h. Durante os feriados, o horário é o mesmo. E a entrada é gratuita!

Museu do Tietê
Local: Parque Ecológico do Tietê - Centro de Lazer de Engenheiro Goulart
End.: Rua Guira Acangatara, 70 - Engenheiro Goulart

Adicione esta página aos seus favoritos