DAEE vai perfurar poço em Caçapava para monitoramento de águas subterrâneas

O DAEE está contratando a perfuração de um poço piezométrico no município de Caçapava para monitoramento da variação dos níveis de água no aquífero Taubaté, localizado no Vale do Paraíba. O novo poço integrará a rede de monitoramento de águas subterrâneas, que conta com mais de 70 poços piezométricos distribuídos em todo o Estado.


Ricardo Borsari, Superintendente do DAEE, destaca que “o monitoramento dos lençóis freáticos é um importante instrumento para a gestão dos recursos hídricos, pois fornece dados sobre a disponibilidade de água nos aquíferos, informação fundamental para desenvolvimento de projetos para poços que atendam ao abastecimento público”. Esse acompanhamento permite também verificar a influência de poços de abastecimento em outros poços próximos, informação necessária para definir distâncias mínimas entre poços de produção.

O novo poço terá 100 metros de profundidade, 4 polegadas de diâmetro e equipamentos que registram dados de chuvas na região, possibilitando informações importantes para avaliação mais precisa das recargas das águas subterrâneas, será perfurado na Base do Corpo de Bombeiros de Caçapava. O DAEE vai investir R$ 73,8 mil na obra e a expectativa é iniciar o monitoramento do lençol freático 90 dias.

 

 



Adicione esta página aos seus favoritos