Benedito Braga faz convite para a participação de todos no 8º Fórum Mundial da Água no Brasil




O Fórum Mundial da Água, evento mais importante sobre o tema, será realizado no Brasil em 2018 e o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, fez nesta quarta-feira (30/08) um convite aberto a todos os chefes de estado, administradores públicos, organismos não governamentais e entidades de fomento e pesquisa que atuam na área a participarem. Braga, que também é secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, está participando da Semana Mundial da Água em Estocolmo, na Suécia. O evento de Estocolmo, que segue até 1º de setembro, conta com a participação de mais de 3.200 pessoas de 133 países e 377 organizações.

O convite foi feito por Benedito Braga através de uma apresentação, destacando a importância da participação de todos os envolvidos com o setor de água e saneamento no Fórum. “É um evento fundamental na discussão de meios técnicos, institucionais e financeiros para garantir a segurança hídrica no mundo. É preciso criar infraestrutura, governança e fontes de financiamento para que todos possam ter o acesso à água potável e ao saneamento”, lembra o presidente do Conselho Mundial da Água.

Fórum Mundial da Água

O 8º Fórum Mundial da Água acontecerá em Brasília de 18 a 23/03 de 2018, sendo esta a primeira vez em um país do Hemisfério Sul. “O Fórum Mundial da Água é um processo cíclico que dura três anos e que culmina na realização do evento. A sua preparação envolve uma série de encontros, ações e debates que, no mundo todo, vão estruturando as questões que serão discutidas. Estes eventos intermediários vão engajando os interessados e catalizando esforços e recursos para construir um futuro melhor no que tange à questão da água”, aponta Benedito Braga.

O Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo e o processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso. Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores.

O encontro é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água e pelo país e cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições, as quais foram distribuídas estrategicamente em países de diferentes continentes. Essa distribuição busca representar as diferentes temáticas de usos e de gestão do recurso água. A última edição do evento aconteceu em 2015, na Coreia do Sul, em duas cidades: Daegu e Gyeongbuk. Na Coreia, em 2015, foram 40 mil visitantes e 18 mil participantes diretos em palestras e workshops.

O Fórum Mundial da Água é um evento que recebe todos os atores interessados no tema da água, independentemente de suas visões ideológicas ou políticas. A oitava edição do Fórum em Brasília tem um programa temático envolvendo seis temas principais: Clima, Pessoas, Cidades, Desenvolvimento, Financiamento e Ecossistemas. E também três temas transversais: Governança, Compartilhamento e Educação. “É um evento onde não existem posições pré-concebidas e onde todos têm voz e a oportunidade de apresentar sua visão em torno dos temas discutidos”, ressalta Braga.

Mais informações sobre o 8° Fórum Mundial da Água: http://www.worldwaterforum8.org