DAEE recebe certificado de participação no Programa Nascentes





O Governador Geraldo Alckmin apresentou nesta quinta-feira (8/fevereiro), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o balanço das principais realizações do Programa Nascentes, no ano de 2017, quanto à compensação e restauração ambiental, e apresentou o plano de ação e as metas do Programa para o ano de 2018.

O Governador destacou em seu pronunciamento que o programa já realizou o plantio de 12 milhões de mudas de espécies nativas em 7,6 mil hectares “em beiras de rios, represas, corpos d’água, nascentes, proteção de nascentes. Um trabalho muito bem feito recompondo a nossa mata ciliar aqui de todas as regiões, áreas do governo, as águas protegidas, as beiras de represa e só muda nativa: Amendoim Bravo, Açoita-Cavalo, Angico, Araçá, Cedro Rosa, Ingá, Ipê, Pau Viola, Pitanga, Tamboril, Unha-de-vaca, Jenipapo, Jaracatiá, enfim, mudas nativas. E reunindo 12 secretarias de Estado, até a administração penitenciária, porque 13 penitenciárias produziram as mudas”.


HOMENAGEM

Secretaria do Meio Ambiente homenageou com um certificado os órgãos estaduais, proprietários e financiadores que estão participando do programa. O DAEE foi um dos órgãos homenageados. O Departamento completou na primeira quinzena de outubro de 2017 o plantio de 93,5 mil mudas de árvores de 80 espécies nativas às margens do reservatório do Paraitinga, em Salesópolis, que integra o Sistema Produtor do Alto Tietê. No total, foram reflorestados 56 hectares ao longo do reservatório. O trabalho representou um investimento de R$ 3,1 milhões, e incluiu a instalação de 18 quilômetros de aceiro carroçável ao longo do plantio para auxiliar a manutenção, vigilância e prevenção de incêndios florestais; e 12 quilômetros de cercas para evitar invasões e entrada de animais.