SALESÓPOLIS - DAEE libera passagem do aterrado




O Superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Francisco Eduardo Loducca, entregou ontem – 6 de junho – ao Prefeito de Salesópolis, Vanderlon Oliveira Gomes, a autorização para os moradores dos bairros Aparecida, Pedra Branca e Arrepiado, na zona rural daquele município, utilizarem a Passagem do Aterrado para acessar a zona central do município, reduzindo o trajeto em cerca de 6,5 quilômetros. O uso do Aterrado está liberado apenas para veículos leves, sendo vedada sua utilização por veículos de carga.

A estrutura do Aterrado tem 530 metros de extensão e foi construída em terra em 1988 como uma estrada de serviço da barragem de Ponte Nova. O maciço é de terra sofreu um processo de erosão. O DAEE investiu R$ 882 mil nas obras recuperação do maciço e implantação de um sistema de microdrenagem, com guias e sarjetas, bocas de lobo e canaletas de descida das águas captadas até o nível d’água do reservatório, revestimento da pista sobre o maciço com brita, de maneira a permitir o trânsito de veículos; proteção dos taludes com enrocamento e vegetação apropriada, e implantação de calçada, garantindo maior segurança aos pedestres.

A intervenção permitiu também a melhoria urbanística do local, oferecendo aos usuários um caminho agradável e seguro para a prática de caminhadas, ou para acesso aos locais de prática da pesca artesanal e esportiva, atividade comum naquele local.