Vargem Grande do Sul - DAEE prepara controle de erosão

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) iniciou hoje o processo de licitação para a implantação de um canal em concreto armado na Vila Esperança, em Vargem Grande do Sul, na região de São João da Boa Vista, com objetivo de drenagem das águas pluviais que vem provocando um grave processo de erosão, próximo à Avenida Vereador José Aleixo.

A voçoroca tem aproximadamente 150 metros de comprimento, 50 metros de largura e 25 metros de profundidade, e foi provocada pelas águas das chuvas concentradas naquele ponto por falta de um sistema de micro-drenagem.

O projeto prevê a implantação de sarjetões e construção de um canal com 2,5 metros de largura e 2 metros de profundidade paralelo à rua Osvaldo Honório Pereira; construção de guarda-corpo em concreto armado ao longo do canal, para proporcionar maior segurança aos pedestres; implantação de uma galeria de seção circular de 1,5m de diâmetro com poço de visitação dissipadores, para recolher as águas provenientes do canal e desviá-las, direcionando-as para jusante da área afetada; e, no final, uma escada hidráulica com dissipador de energia para redução da velocidade da água.

A obra deverá ser executada em 60 dias após a contratação e expectativa é investir cerca de R$ 1,9 milhões.

“O DAEE está licitando também a elaboração de um projeto executivo para recuperação definitiva da área afetada pelo processo de erosão”, destaca Francisco Eduardo Loducca, Superintendente do DAEE.