Pôlder da Vila Itaim - DAEE vence mais uma etapa

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) iniciou ontem – 19/dezembro – a demolição do último conjunto de construções localizadas na área onde está sendo construído o pôlder da Vila Itaim.

“Ontem recebemos a imissão de posse da última ação de desapropriação, com 14 imóveis. O início das demolições dos mesmos é um passo importante para darmos continuidade à construção do pôlder da Vila Itaim, que vai minimizar o risco de inundações no bairro, beneficiando mais de 10 mil moradores”, destaca Vanessa Puk Fernandes, Chefe de Gabinete do DAEE, que conduziu todo o processo de desapropriação dos imóveis.

O PÔLDER DA VILA ITAIM

O Governo do Estado está investindo R$ 117 milhões na construção do pôlder da Vila Itaim. As obras começaram em dezembro de 2017 e a expectativa é concluí-las em novembro de 2019.

O pôlder é uma estrutura hidráulica artificial para controle de enchentes em pontos baixos, próximos a rios, áreas ribeirinhas em geral e o mar. O pôlder dispõe de um sistema composto por um dique (muro de contenção), reservatório, dutos e bombas. Quando ocorrem chuvas de grande intensidade, especialmente no verão, os diques evitam que o rio transborde inundando as áreas ocupadas. O sistema de galerias de águas pluviais local direciona as águas da chuva para um pequeno reservatório (menor que um piscinão). Nele, a água é armazenada e lançada de volta ao rio, após o período de pico de vazão.

O pôlder da Vila Itaim terá um dique maciço em aterro compactado em seção trapeizodal, com 700 metros de extensão, 20 metros de largura de base e 2 metros de largura na crista. Esse dique será complementado por diques de concreto, com extensão total de 1,7 mil metros, incluindo contenções ao longo dos córregos Itaim e Tijuco Preto.

O projeto do pôlder da Vila Itaim prevê também a construção de um de um canal de circunvalação no interior do dique, com função de drenar a água das chuvas para um reservatório de acumulação, com capacidade para 19 mil metros cúbicos, dotado de um conjunto de cinco bombas com capacidade para bombear 400 litros de água por segundo cada, esvaziando o reservatório em poucos minutos.