Governo do Estado entrega piscinão e retoma obras para tratamento de esgoto em Franco da Rocha

Medidas são para minimizar inundações e melhoria na qualidade da água da região

O Governador João Doria inaugurou nesta sexta-feira (1), o piscinão Jardim União (AV-03), entre a Rua São Lourenço e a Avenida Ceci, no ribeirão Água Vermelha. O novo reservatório ocupa uma área de 100 mil metros quadrados e tem capacidade para armazenar até 200 milhões de litros – contribuindo para evitar enchentes no local. Na mesma região, SABESP retoma obras de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que beneficiará 150 mil pessoas.

O evento de inauguração também contou com a participação do Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, Prefeito de Franco da Rocha, Kiko Celeguim, do Superintendente do DAEE, Heitor Brandão de Azevedo, do Deputado Federal Alencar Santana, dos Deputados Estaduais Bruno Lima e Jorge Wilson, do prefeitos de Cajamar, Saulo Anderson, da prefeita de Francisco Morato, Renata Sene, e do prefeito de Caieiras, Gersinho Romero. além de lideranças comunitárias da região.

PISCINÃO JARDIM UNIÃO

A implantação do piscinão foi iniciada em janeiro de 2017 pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), com investimento de R$ 5,9 milhões do Governo do Estado de São Paulo. O reservatório é no formato “in-line”, com dois mil metros de extensão, e segue o curso do ribeirão Água Vermelha. Este modelo permitiu ao DAEE desenvolver um projeto com impacto ambiental reduzido.

“O armazenamento da água da chuva no reservatório reduzirá a vazão do ribeirão Água Vermelha, contribuindo para minimizar o risco de inundações na região central do município”, explica o secretário Marcos Penido.

O piscinão conta com uma estrutura de controle composta por um barramento em aterro compactado, uma galeria de fundo para escoamento das vazões de base do canal e vertedouro do tipo labirinto.

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE) – FRANCO DA ROCHA

Próximo ao piscinão, com aporte de R$ 33,6 milhões da Sabesp e entrega prevista para 2021, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) avançará os índices de tratamento de esgoto em Franco da Rocha e Francisco Morato. A medida proporcionará melhor qualidade de vida aos moradores, além da preservação de corpos hídricos da região.

“A Estação de Tratamento de Esgoto é uma solução eficiente que reduzirá a carga poluidora nos córregos da região, ajudando a revitalizar o Rio Tietê, no qual eles deságuam”, declara Marcos Penido.

Em Franco da Rocha, 31 bairros serão beneficiados com a ETE: Centro, Jardim Santa Filomena, Vila São Benedito, Vila João de Túlio, Jardim Cedro do Líbano, Vila Rosalina, Fazenda Belém, Jardim Cruzeiro, Vila Rosa, Vila Amália Sestini, Bairro Pouso Alegre, Vila Lemar, Vila Machado, Vila Ramos, Vila Rodrigues, Parque Vitória, Vila Santa Rosa, Jardim Progresso, Vila Carmela, Parque Monte Verde, Vila Lanfranchi, Vila Bazu, Jardim União, Vila Josefina, Jardim Alice, Vila Bela, Vila Ida, Jardim dos Reis e Parque Paulista. Já em Francisco Morato, dois bairros serão atendidos: Casa Grande e Parque Paulista.

OUTRAS OBRAS

O piscinão Jardim União faz parte de um conjunto de intervenções realizadas pelo DAEE em Franco da Rocha para minimizar o risco de inundações ribeirão Euzébio e do rio Juquery, que atingiram a região central da cidade em 2009 e 2010, inundando inclusive a Prefeitura Municipal.

Essas obras tiveram início em dezembro de 2011 e representaram um investimento de R$ 91,4 milhões:

DESASSOREAMENTO de 20 quilômetros do rio Juquery, no trecho entre a Barragem Paiva Castro e a indústria Melhoramentos, em Caieiras; e 1,6 quilômetro do ribeirão Euzébio, a partir da foz no rio Juqueri.

PÔLDERES inaugurados em dezembro de 2015:

• Ribeirão Euzébio, margem direita e margem esquerda, com 1,6 mil metros de extensão, da foz no rio Juqueri (altura da rua Benedito F.Marques) até Rua Professor Carvalho Pinto.

• Rio Juqueri – margem direita – um quilômetro de extensão, da linha férrea da CPTM à avenida Cestini .