Parque Itaim Biacica comemora um ano de sucesso

 




Crédito: Grazi Urbano Fotografia


No último domingo, 7 de abril, o Núcleo de Lazer Itaim Biacica comemorou 1 ano com programação especial.

Os usuários puderam fazer aula de zumba, acompanhar apresentação de artes marciais e teatro, tudo ao som do rapper Rodrigo . E para finalizar a festa os usuários caíram no samba com a escola 1ª da Cidade Líder.

 

As ações fizeram parte do o 2º Mutirão Cultural,que contou ainda com exposição de artesanato, corte de cabelo e design de sobrancelha, recreação infantil e floorball. Os frequentadores tiveram acesso também a exames de vista aferição de pressão e exame de glicemia.



Crédito: Grazi Urbano Fotografia
 

Além das ações de aniversário, o Parque Biacica também está sediando a exposição “Seu Olhar Melhora o Parque”, que mostra como a comunidade interage com o parque, e pode ser conferida no auditório do núcleo de lazer.

Já no final do mês, está prevista a fixação de um painel de azulejos construído de forma coletiva pela comunidade e funcionários do Núcleo de Lazer. Para criar o painel, os interessados participaram em abril de um curso de azulejaria em murais, com objetivo de aprender a história e as técnicas de pintura em azulejos, ministrado pelo professor e designer de azulejos, Antônio Sampaio Doria nas dependências do parque. A inspiração para a realização da oficina de azulejos veio da obra de azulejaria datado de 1952 que compõe uma parede do casarão histórico que fica dentro do parque.



Crédito: Grazi Urbano Fotografia


As ações contam com a parceria do Grupo de Apoio à Operação (GAO), onde os usuários vem ajudando os administradores a cuidar do espaço e a realizar eventos educativos, recreativos e culturais. As atividades do mutirão de aniversário foram pensadas de forma colaborativa em reuniões do grupo. A Sabesp apoiou o evento com distribuição de copos de água para os participantes.



Sobre o parque Itaim Biacica


O Núcleo Itaim Biacica faz parte das ações da fase atual do Programa Parque Várzeas do Tietê (PVT), cujo objetivo é recuperar e proteger a função das várzeas. Foi inaugurado em 5 de abril de 2018, com estrutura de quadras poliesportivas, playground, auditório, entre outros equipamentos.

Em sua área está o casarão onde a Ordem Nossa Senhora do Carmo teria mantido uma capela construída no século XVII. No século passado, quando pertencia à família Fontoura, o imóvel ganhou novos cômodos ao redor e uma varanda na frente, onde ficam dois painéis com desenhos em azulejos portugueses.

Neles, estão representadas a chegada dos portugueses em São Paulo em 1532 e a catequização dos índios pelos jesuítas em 1554. A obra é datada do ano de 1952. O conjunto foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1994.

O Núcleo Itaim Biacica fica na Estrada da Biacica, 756, Vila Seabra.