Ações do DAEE marcam os primeiros meses da nova Administração

O DAEE realizou uma série de ações nestes primeiros 100 dias da nova gestão estadual que merecem destaque.

PISCINÃO REDUZ RISCO DE INUNDAÇÕES EM FRANCO DA ROCHA - O Governador João Dória inaugurou dia 1 de março o piscinão Jardim União em Franco da Rocha. Localizado entre a Rua São Lourenço e a Avenida Ceci, o reservatório ocupa uma área de 100 mil metros quadrados e tem capacidade para armazenar até 200 milhões de litros de água. A obra, no valor de R$ 5,9 milhões contribuiu para minimizar o risco de inundações na região central do município de Franco da Rocha.

POPULAÇÃO DA REGIÃO DE SÃO MIGUEL GANHA UM NOVO PARQUE - O DAEE inaugurou dia 10 de março o Parque Helena, na região de São Miguel Paulista, zona leste da capital. O núcleo faz parte do programa Parque Várzeas do Tietê. O DAEE investiu R$ 33,5 milhões na construção do parque que conta com 4 campos de futebol, 4 quadras poliesportivas, pista de skate, playground, 6 churrasqueiras, lanchonetes, espaços para atividades culturais, playground, churrasqueiras, trilhas e outros equipamentos. O núcleo abriga também a Escola Estadual de Ensino Integral Parque Jardim Helena e um posto de Orientação e Atendimento à Saúde da população. “Este espaço protege a várzea do Rio Tietê, evitando ocupações irregulares nos trechos de preservação, além de atender uma demanda dos moradores que não contavam com este tipo de equipamento”, destaca o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

TECNOLOGIA INÉDITA TRATA O ESGOTO DE BARRA BONITA - O Superintendente do DAEE, Heitor Brandão de Azevedo, e o Prefeito, José Luiz Rici, inauguraram dia 19 de março a Estação de Tratamento de Esgotos de Barra Bonita, que opera com uma tecnologia inédita no Brasil - tratamento em um conjunto de reatores anaeróbio e aeróbios, flotação por ar dissolvido e desinfecção final com luz ultravioleta – que apresenta baixo custo de implantação e operação, grande simplicidade operacional e necessita pouca área para ser implantado. A obra faz parte do programa Água Limpa, tem capacidade para tratar 100% dos esgotos domésticos de Barra Bonita e representou um investimento de R$ 34 milhões.

DAEE INICIA CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DE PEDREIRA - O DAEE iniciou em março as obras para construção da Barragem de Pedreira no rio Jaguari, na região de Campinas. O Governo do Estado está investindo R$ 231 milhões na obra e a previsão é concluí-la em meados de 2022. Juntamente com a Barragem de Duas Pontes, no rio Camanducaia, em Amparo, a Barragem de Pedreira integra um conjunto de reservatórios localizados abaixo do Sistema Cantareira, que tem por objetivo criar uma reserva hídrica estratégica na bacia do Piracicaba, Capivari e Jundiaí que vai permitir aprimorar o sistema de abastecimento de 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas, com uma população total de 5,5 milhões de habitantes.

MAIS DE 4 MIL OUTORGAS - O DAEE emitiu 4.208 outorgas para interferência nos recursos hídricos - captações, barramentos, canalizações e outras - em todo o Estado nos três primeiros meses da atual gestão estadual.

AÇÕES EM ÁGUAS DE LINDÓIA E VALINHOS - O DAEE concluiu em janeiro o trabalho de limpeza e desassoreamento das lagoas do Cavalinho Branco, da Estância Turística de Águas de Lindóia; e da Lagoa do Parque Ayrton Senna, em Valinhos. As obras representaram um investimento de R$ 2,4 milhões e permitiu aumentar a capacidade de acumulação de água para o abastecimento público dos dois municípios.

MEIO AMBIENTE - O CRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê) recebeu 1.612 animais silvestres apreendidos pela Polícia Ambiental nos três primeiros meses e de ações de resgates em situação de risco ou machucados. No mesmo período, outros 1.654 animais puderam ser recolocados na Natureza, após longo processo de reabilitação.

ALEVINOS - Com objetivo de repovoar os rios com peixes de espécies nativas, o DAEE realizou a soltura de 560 alevinos de tabarana e curimba nos rios Claro, em Biritiba-Mirim, e Taiaçupeba Açu, no município de Suzano.

COMBATE ÀS ENCHENTES EM S.PAULO - O DAEE está investindo R$ 100,5 milhões no trabalho de desassoreamento de 41 quilômetros do rio Tietê no trecho entre a da Penha e o lago da barragem Edgard de Sou¬za, incluindo os municípios de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Barueri e Carapicuíba; e na limpeza e manutenção de 25 piscinões nas bacias do Alto Tamanduateí, Pirajuçara e Ribeirão Vermelho. São obras funda¬mentais para minimizar o risco de inundações.