Parque Várzeas do Tietê realiza neste sábado (11/05) Festival Cultural e Esportivo com foco no futebol de várzea no Parque Helena




Mesa-redonda discutirá o esporte como patrimônio cultural do bairro, seguida de abertura da exposição “Jardim Helena: História e Memória”; encerramento terá partida de futebol entre boleiros locais e time de funcionários da Nitro Química


O Programa Parque Várzeas do Tietê realiza neste sábado, dia 11 de maio, a partir das 9h, o Festival Cultural e Esportivo do Parque Helena - evento que celebra o futebol de várzea e o envolvimento da comunidade local nos processos participativos do PVT.

Na abertura, uma roda de conversa debate O Futebol de Várzea como Patrimônio Cultural da Zona Leste, com participação de Marcos Romanoski, diretor de Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Relações Institucionais da Nitro; José Marcos da Silva Almeida, que faz parte da administração do Parque Helena e é diretor do Clube da Comunidade (CDC) do Jardim Helena, e o jogador profissional Eric Gomes Silva, que atua no AS Gournay da França e é ex-morador da região.

Em seguida, será aberta a exposição Jardim Helena: História e Memória com a linha do tempo que traz relatos de moradores e das lideranças do futebol de várzea. A exposição também contará com o painel da “Árvore dos Sonhos”, no qual os visitantes poderão colar folhas, descrevendo em cada uma o sonho para o futuro do Parque Helena.

Para encerrar, será realizada uma partida de futebol entre o time de funcionários da Nitro Química e um time misto, representando diferentes agremiações da várzea do Jardim Helena.

Sobre o Parque Helena – Inaugurado dia 10 de março de 2019, o Parque Helena - Núcleo de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do PVT - ocupa uma área de 244 mil metros quadrados e tem entre as atrações campos de futebol, ginásio poliesportivo com aquecimento solar para equipamentos dos vestiários, pista de skate, 23 quiosques com infraestrutura para churrasco, quadras, academia para terceira idade ao ar livre, entre outras atrações. Um diferencial do parque é a Escola Estadual Parque Jardim Helena - a primeiro pública do Estado de ensino integral a funcionar dentro de um parque. Mais de noventa por cento do parque é de área permeável para que o solo possa cumprir o papel de absorver mais as águas das chuvas.

Sobre o PVT - O Parque Helena faz parte da atual etapa do Programa Parque Várzeas do Tietê (PVT), que envolve os municípios de São Paulo e Guarulhos. O Programa está a cargo do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo. O Parque tem projeto arquitetônico de Ruy Ohtake e visa recuperar e proteger a função das várzeas do Rio, contribuindo para evitar enchentes na capital e Região Metropolitana de São Paulo.

Endereço - O Parque Helena fica na avenida Kumaki Aoki, 1.390, Jardim Helena, São Paulo.