DAEE investe R$ 7 milhões na manutenção dos parques Helena e Itaim Biacica




O DAEE vai investir R$ 7 milhões nos próximos 12 meses na manutenção das instalações elétricas, hidráulicas, civis e áreas verdes dos parques Helena e Itaim Biacica.

“São dois núcleos de esportes e lazer importantes na Zona Leste da Capital, que recebem mais de 6,5 mil visitantes nos finais de semana e cumprem um importante papel na preservação de áreas de várzeas do rio Tietê e no controle de inundações”, destaca Alceu Segamarchi Jr, Superintendente do DAEE.

Com 160 mil metros quadrados e localizado no bairro Itaim Paulista (Estrada da Biacica, 756), o núcleo Itaim Biacica foi inaugurado em abril de 2018, e conta com 16 conjuntos de churrasqueiras, quatro quadras poliesportivas, academia ao ar livre e salas para atividades da terceira idade, playground, vestiários, trilhas, estacionamento, lanchonete, salão de festas para uso dos moradores vizinhos, além de instalações administrativas e de manutenção. O projeto inclui ainda um centro de educação ambiental, um campo de futebol-society e um espaço para instalação de um posto do CECCO – Centro de Convivência e Cooperativa, da Secretaria Municipal de Saúde.

Inaugurado em março deste ano, localizado na avenida Kumaki Aoki, esquina da rua Pedro de Sousa Portugal, em São Miguel Paulista, o parque Helena ocupa uma área de 244 mil metros quadrados na várzea do rio Tietê e conta com um ginásio coberto, com sistema de aquecimento solar nos vestiários; área livre para eventos; 23 churrasqueiras; playground; pista de skate; 4 campos de futebol; 4 quadras poliesportivas; academia para a terceira idade; bicicletário; espaços para exposições, biblioteca e restaurante; auditório com 192 lugares; sala de cinema com 122 lugares; salões para atividades da terceira idade e para crianças. O parque possui ainda 115 mil metros quadrados de paisagismo, com destaque para as áreas de plantio de vegetação típica de várzea, como a Taboa, importante para absorver e filtrar a água e servir de passagem para aves migratórias.

O Núcleo abriga também desde fevereiro a Escola Estadual Parque Jardim Helena, a primeira com sede em um parque público sob gestão da Secretaria Estadual da Educação.