JUNTOS CONTRA O COVID-19

Seguindo as recomendações do Governo do Estado de São Paulo, o DAEE está trabalhando remotamente para atender a população durante a pandemia.

► Outorga - duvidas.outorga@daee.sp.gov.br
► Imprensa - imprensadaee@sp.gov.br
► Ouvidoria - ouvidoriadaee@sp.gov.br

 

Barragem Pedreira Intensifica Medidas Preventivas

 

 

Reforço na higiene, adequação no transporte e no refeitório, além de treinamentos aos trabalhadores são algumas das ações implementadas

 

 

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), por meio do consórcio de empresas que constrói a Barragem Pedreira, vem adotando uma série de medidas preventivas ao contágio da COVID-19 (Novo Coronavírus). Reforço na higiene individual, mudança de rotina no transporte de trabalhadores e no refeitório, além de treinamentos constantes são algumas das ações implementadas. Todas estão alinhadas aos decretos das autoridades públicas e recomendações do Centro de Contingência do coronavírus do Governo de São Paulo.

 

Informações sobre importância da higiene e limpeza são passadas diariamente aos trabalhadores pelas equipes de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde. São transmitidas orientações individuais a respeito dos procedimentos corretos de lavagem das mãos, restrição nas formas de contato pessoal, desinfecção de locais e superfícies, além de postura ao tossir ou espirrar. Vale frisar que os trabalhadores contam com locais adequados para a lavagem das mãos no canteiro de obras, além da disponibilização de álcool em gel.

 

Durante as refeições, as equipes foram divididas em grupos menores, para diminuir a concentração dentro do ambiente e garantir a distância de mais de dois metros entre os colaboradores. As refeições são servidas individualmente, em marmitas.

 

Os treinamentos diários, mesmo dados ao ar livre, acabaram readequados para times menores e com separação entre os participantes, evitando assim aglomerações.

 

As filas para o registro do ponto eletrônico são formadas com maior distanciamento.

 

TRANSPORTE - Todos os funcionários são transportados em ônibus particular, fornecido pela empresa. Mesmo com a capacidade de 50 pessoas por veículo, a taxa de ocupação foi reduzida para 1/3 da capacidade, visando a manter maior distância entre os colaboradores. Mesmo assim, a frota será ampliada para diminuir ainda mais o número de trabalhadores no mesmo veículo.

 

Os critérios sanitários foram ampliados e, com isso, a higienização dos veículos, intensificada. Diariamente, o interior dos ônibus é lavado com água, sabão e cloro.

 

Informação detalhada sobre os procedimentos de prevenção contra a Covid-19 está difundida em todos os ambientes da obra. Além disso, as equipes de apoio prestam esclarecimento às solicitações.

 

QUARENTENA E ATENDIMENTO ELETRÔNICO - Em atendimento às orientações do Centro de Contingência do coronavírus, os profissionais do grupo de risco estão em quarentena ou licença remunerada.

 

Os Centros de Comunicação e Interação Social suspenderam o atendimento presencial, bem como todas as atividades socioambientais comunitárias. A mesma medida está funcionando para reuniões presenciais com clientes ou fornecedores, que passaram acontecer por meios eletrônicos.

 

As aulas na escola de alfabetização de adultos Formando Passos, ministradas aos colaboradores da Barragem Pedreira, acabaram suspensas.

 

TREINAMENTO - O primeiro treinamento sobre o Novo Coronavírus foi realizado na obra ainda em janeiro de 2020. Por meio dos chamados Diálogo Diário de Segurança (DDS), as equipes de saúde do empreendimento levaram esclarecimentos a todo o conjunto dos trabalhadores. Naquele momento, um primeiro boletim do Governo de São Paulo foi difundido nos canais de comunicação da obra.

 

Atualmente, as informações sobre as práticas preventivas são difundidas em DDSs feitos por equipe e com separação entre os participantes.

 

VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA - Desde a última segunda-feira, 23 de março, a equipe especializada da obra vem monitorando a realização da vacinação do grupo de colaboradores maiores de 60 anos, que se encaixam na primeira fase da vacina contra Influenza.