Cobrança pelo
uso da água
A água é um recurso natural finito.
Por isso, é necessário usá-la com responsabilidade.
A água é essencial para todas as formas de vida e atividades humanas, como lazer, higiene pessoal, pesca, processos industriais, pecuária e agricultura.
A cobrança pelo uso da água é um instrumento para conscientizar e estabelecer controle, buscando não haver excessos ou disperdícios.
Mas as pessoas e as empresas já
não pagam pela água que usam?
Na realidade, ninguém paga pela água que usa. O que é cobrado na conta de água é o serviço das empresas de abastecimento: captação, tratamento e distribuição. Nós pagamos apenas para que as empresas façam água limpa chegar até às nossas torneiras.
COMO É CALCULADA
A COBRANÇA?
A cobrança total será calculada por meio da soma do volume de água captado, do volume de água não devolvido e do tipo de poluente lançado nas águas.
QUEM DEVE PAGAR?
Empresas de abastecimento de água e esgotos
Empreendimentos Agrícolas
Indústrias
Usuários urbanos privados
RECURSOS
A Lei de Cobrança pelo Uso da Água estabelece que os recursos financeiros obtidos com a cobrança sejam destinados à bacia hidrográfica em que foram arrecadados e utilizados em planos, projetos e obras para gerenciar, controlar, fiscalizar e recuperar os recursos hídricos.
O preço da água será definido pelos comitês de bacias hidrográficas, de acordo com a necessidade e custeio dos planos e projetos aprovados (em um período de quatro anos). Desta forma, pode ser diferente em cada bacia.
Diretrizes aplicáveis aos tratamentos de dados realizados pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica.
DAEE
☏ 11 3293-8463
Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
✉ ouvidoriadaee@sp.gov.br
Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
◉ www.sic.sp.gov.br