DAEE conclui desassoreamento nos rios Jundiaí e Jaguari

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) concluiu na última semana o desassoreamento para a remoção de areia, terra, lodo e resíduos do rio Jundiaí, na divisa dos municípios de Mogi das Cruzes e Suzano. As máquinas recolheram 38,6 mil m³ de sedimentos em um trecho de três quilômetros, entre a avenida das Orquídeas, na várzea do Tietê, e a rua José Pereira. Os trabalhos foram iniciados em outubro do ano passado e representam um investimento de R$ 4,4 milhões. O volume dragado é equivalente a 15,4 piscinas olímpicas (2,5 mil m³ cada).

Já no rio Jaguari os serviços de limpeza e desassoreamento foram finalizados no mês de abril, em um trecho de 1,3 mil metros na divisa de Suzano e Itaquaquecetuba, entre a foz junto ao rio Tietê e a estrada do Preju, no bairro Mandi. Com investimento de R$ 1,2 milhões, foram removidos 14,2 mil m³ de sedimentos e vegetação, o equivalente a seis piscinas olímpicas.

“Estas ações fazem parte de um pacote de desassoreamento em cinco cursos d’água que beneficiam diretamente os municípios de São Paulo, Suzano, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Poá e Itaquaquecetuba, e representam um investimento de R$ 10,9 milhões”, destaca o superintendente do DAEE, Francisco Eduardo Loducca.
OUTROS CURSOS D’ÁGUA

No ribeirão Lageado, zona lese da capital, o DAEE desassoreou mais de 12 mil m³ de sedimentos em um trecho de mil metros, entre a foz no rio Tietê e a linha férrea da CPTM, na Vila Any, ao longo da rua Serra do Grão Mongol. O volume removido equivale a 4,8 piscinas olímpicas.

O córrego das Pedrinhas, em Guarulhos, também recebeu o serviço em mil metros do canal, entre o rio Tietê e a rodovia Ayrton Senna. Foram recolhidos 10 mil m³ de sedimentos, o que representa quatro piscinas olímpicas.

Para o desassoreamento nos trechos dos dois cursos d’água foram investidos R$ 1,3 milhão e R$ 745 mil, respectivamente.

EM ANDAMENTO

O DAEE realiza atualmente a limpeza e o desassoreamento de mil metros do córrego Itaim, no município de Poá, entre a rotatória da avenida Marginal e a rodovia Mogi-Guararema. Serão dragados 13,5 mil m³ de sedimentos, o equivalente a 5,4 piscinas olímpicas. Com investimento de R$ 933 mil, a previsão de conclusão dos trabalhos está prevista para o fim deste ano.

PRÓXIMA ETAPA

O DAEE iniciará nas próximas semanas o trabalho de limpeza e desassoreamento de 1,5 mil metros do rio Guaió nos municípios de Suzano e Poá, no trecho entre a foz junto ao rio Tietê e a rodovia Mogi-Guararema. Serão removidos cerca de 25 mil m³ de sedimentos, com investimento total R$ 2,3 milhões.