DAEE > notícias

DAEE debate abastecimento hídrico no interior paulista
  • 22/07/2021
O Superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Francisco Eduardo Loducca, participou da reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CDRMC), para debater aspectos da crise hídrica e a retomada econômica da localidade pós-pandemia.

O encontro foi promovido pela Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) nesta terça-feira (20) em Indaiatuba e reuniu os prefeitos de 20 municípios que compõem a entidade.
BARRAGENS

O DAEE atualizou o status da construção das barragens de Pedreira e de Duas Pontes, localizadas nos municípios de Pedreira, Campinas e Amparo, respectivamente. As obras contam com investimento de R$ 527 milhões pelo Governo do Estado, que já geraram mais de dois mil empregos diretos na região.
Segundo o Superintendente Francisco Eduardo Loducca, “os equipamentos aumentarão a segurança hídrica na bacia do PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), principalmente nos períodos de estiagem. Elevará a oferta de água dos rios Jaguari e Camanducaia para os 23 municípios localizados na região, beneficiando mais de 5 milhões de habitantes. A construção também permitirá o aprimoramento da operação do Sistema Cantareira”, destacou.

BARRAGEM DE PEDREIRA (MUNICÍPIOS DE PEDREIRA E CAMPINAS)

A Barragem de Pedreira ocupará uma área de 4,3 km² e terá capacidade para acumular um total de 26,3 milhões m³ de água, e vazão regularizada de 7,3 metros cúbicos por segundo. As obras caminham para a etapa final da escavação da fundação do maciço da barragem. A previsão é que o novo reservatório esteja em funcionamento em dezembro deste ano.


BARRAGEM DUAS PONTES (AMPARO)

A construção da barragem Duas Pontes também está em andamento e terá capacidade para 41 milhões m³ e ocupará uma área de 7,6 km² no município de Amparo. A vazão regularizada será de 6,5 m³/s. A previsão de entrega das obras é dezembro de 2022.


EMPREENDIMENTOS COMPLEMENTARES

Outros R$ 213 milhões serão investidos em empreendimentos complementares, como estações de tratamento de esgoto de Amparo e Monte Alegre do Sul.

UNIDADES

São Paulo
Taubaté
Piracicaba
Marília
São José do Rio Preto
Ribeirão Preto
Birigui
Registro

CONTATO

☏  11  3293-8201
Rua Boa Vista, 170 – Sé 
São Paulo/SP – CEP 01014-000
Telefone: (11)3293-8463
Horario de Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h, exceto feriados
Email: ouvidoriadaee@sp.gov.br
Telefone: (11)3293-8382
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h, exceto feriados

Site: www.sic.sp.gov.br

DAEE 2021  |  AssessoriadeComunicação