DAEE doa turbina geradora de 1954 para centro universitário de Lins

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) doou um conjunto de Turbina Geradora, fabricado em 1954, para a Fundação Paulista de Tecnologia e Educação (FPTE), entidade filantrópica mantenedora da Centro Universitário de Lins (UNILINS). A doação aconteceu em 11 de novembro.

A máquina, de origem alemã, foi doada em virtude da desativação da Usina Macaco Branco, que terá sua área alagada pela Barragem Pedreira, que tem previsão para ser concluída em dezembro de 2022. O reservatório Pedreira garantirá segurança hídrica para 23 municípios da região da bacia do PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), na região de Campinas.

“A doação da Turbina para a UNILINS servirá como instrumento de estudos e pesquisas para alunos do curso de engenharia da Universidade, além de manter viva a memória da PCH Macaco Branco. É um orgulho para o DAEE contribuir para a educação”, destacou o Superintendente do DAEE, Francisco Eduardo Loducca.
A máquina alemã fez parte das engrenagens para produção de energia elétrica da antiga PCH-Macaco Branco, operada pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). Localizada às margens do rio Jaguari, próxima ao município de Pedreira, a “Macaco Branco” abrigava um conjunto de quatro turbinas geradoras, sendo a turbina geradora doada uma das mais importantes da época, devido à tecnologia empregada.

“O estudo de grandes máquinas se completa apenas nos estágios ou visitas técnicas, onde o aluno pode, efetivamente, vivenciar a complexidade do equipamento. Agora, temos esta experiência dentro do campus, democratizando oportunidades e valorizando a história da engenharia no país”, ressaltou o vice-reitor do Centro Universitário, Breno Ortega Fernandez.

SOBRE A USINA MACACO BRANCO

Construída em 1911 e operada pela CPFL, a “Macaco Branco” foi a primeira usina hidrelétrica da região com objetivo de fornecer energia elétrica para as fábricas de tecido, atividade econômica em expansão na região. A partir da década de 1930, passou a fornecer energia elétrica para os municípios de Pedreira e Jaguariúna. Nos anos 1970 passou a integrar o Sistema Nacional de Energia Elétrica; foi desativada em 2020 para a construção da barragem de Pedreira.