DAEE/notícias

DESASSOREAMENTO

DAEE inicia limpeza do rio Jaguari
Trabalho de desassoreamento ocorre entre Itaquaquecetuba e Suzano e faz parte do plano preventivo de combate às enchentes no Alto Tietê

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), autarquia ligada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, prevê a retirada de cerca de 13.500 m³ de sedimentos do Rio Jaguari, durante o trabalho de desassoreamento no canal, que foi iniciado nesta segunda-feira, 11/01, e deve durar cerca de 9 meses.

O volume de sedimentos que deve ser removido do fundo do rio como areia, terra, lodo e lixo equivale a cerca de 5,4 piscinas olímpicas (2.500 m³ cada). Os trabalhos ocorrem na divisa de Suzano e Itaquaquecetuba, num trecho de 1,3 mil metros, entre a foz junto ao rio Tietê e a Estrada do Preju, no bairro Mandi.

A limpeza do Jaguari vai auxiliar na desobstrução do canal e no aumento da profundidade do rio, com isso a capacidade de vazão do curso d´água melhora e faz com que os trasbordamentos e cheias sejam evitados em épocas chuvosas.

Para o trabalho de desassoreamento do rio serão investidos R$ 1,2 milhão com recursos do Fehidro, o Fundo Estadual de Recursos Hídricos, e do DAEE.

EM TODA BACIA DO ALTO TIETÊ

As ações de combate às enchentes em toda bacia do Alto Tietê terão investimentos de R$ 22,45 milhões e vão beneficiar as cidades de Suzano, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Poá e Itaquaquecetuba, São Paulo, Santo André, Franco da Rocha e Francisco Morato.

Já estão em andamento os seguintes serviços executados pelo DAEE:

• Limpeza e Desassoreamento do Córrego Pedrinhas, no Município de Guarulhos;
• Limpeza e Desassoreamento do Ribeirão Lajeado, no Município de São Paulo;
• Limpeza e Desassoreamento do Rio Jundiaí, no município de Mogi das Cruzes;
• Contenção de margens no Córrego Tijuco Preto, em São Paulo.

O DAEE também já assinou os contratos de financiamento para outros treze projetos com investimento de R$ 68,7 milhões beneficiando os municípios de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Suzano, Ribeirão Pires, São Paulo, Franco da Rocha, Itaquaquecetuba Mauá e Santo André. Nestes lotes, destaque para os serviços de, desassoreamento e desobstrução do Rio Tietê nos chamados Lotes 4,5 e 5, entre os municípios de Mogi das Cruzes e Biritiba Mirim.