DAEE > notícias

DAEE promove reprodução de peixes para repovoar rios do Alto Tietê

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) iniciou ciclo 2021/2022 de reprodução de peixes para recuperação de espécies e repovoamento dos rios Paraitinga, Taiaçupeba Açu, Rio Claro e o Rio Tietê – todos na região do Alto Tietê.

A técnica de psicultura, sob responsabilidade do Gestor Ambiental Edison Alves dos Santos e da Engenheira de Pesca da Universidade de Mogi das Cruzes, Micheli Zaminhan Hassemer teve início na última quinta-feira, 25/11.


Durante o trabalho, os técnicos realizam o processo de indução hormonal em matrizes de Curimba-de-Lagoa (Prochilodus vimboides) – uma espécie extinta em rios da região -, afim de estimular a reprodução e desova dos peixes em laboratório. Essa etapa acontece em aproximadamente 24h.


Após a fertilização, os ovos são depositados em incubadoras próprias para maturação. A partir da sua eclosão, ocorre o acompanhamento do desenvolvimento das larvas. Os alevinos ainda passam no mínimo dois meses nos tanques da piscicultura, onde são alimentados com ração e terminam de se desenvolver antes da soltura na natureza.


Os peixes são produzidos pelo DAEE na estação de Piscicultura de Ponte Nova com assessoria técnica-científica do Laboratório de Genética de Organismos Aquáticos e Aquicultura, sob liderança do professor e pesquisador Alexandre Hilsdorf da Universidade de Mogi das Cruzes e é financiado pela SABESP.


O projeto de reprodução de espécies nativas para o repovoamento dos rios da região visam a conservação da ictiofauna e do ecossistema aquático, mitigando a perda das populações locais.


O programa de Aquicultura e Conservação de Recursos Biológicos Aquáticos do Sistema Produtor do Alto Tietê acontece pelo DAEE desde 2003 e; além do Curimba-de-Lagoa (Prochilodus vimboides), contribui para a reintrodução de outras espécies como a Tabarana (Salminus hilarii), o Cará-Topete (Geophagus brasiliensis) e o Lambari-do-Rabo-Vermelho – Peva (Astyanax sp).

UNIDADES

São Paulo
Taubaté
Piracicaba
Marília
São José do Rio Preto
Ribeirão Preto
Birigui
Registro

CONTATO

☏  11  3293-8201
Rua Boa Vista, 170 – Sé 
São Paulo/SP – CEP 01014-000
Telefone: (11)3293-8463
Horario de Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h, exceto feriados
Email: ouvidoriadaee@sp.gov.br
Telefone: (11)3293-8382
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h, exceto feriados

Site: www.sic.sp.gov.br