#investimento

DAEE realiza plantio de espécies nativas em Santa Isabel

26/10/2022   |   Confira as últimas notícias 

Canalização do Rio Baquirivu-Guaçu vai contribuir com a restauração florestal do Parque do Itaberaba
O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, está investindo R$ 707,9 mil no plantio de 14 mil mudas de espécies nativas em uma área de 5,6 hectares do Parque do Itaberaba, em Santa Isabel. A ação é uma medida compensatória pelas intervenções em Áreas de Preservação Permanente (APPs) necessárias para a implantação da segunda etapa de canalização do rio Baquirivu-Guaçu, em Guarulhos.

As obras e serviços de canalização de três quilômetros do rio Baquirivu-Guaçu, no trecho compreendido entre as alças de acesso da Rodovia Hélio Smidt à Avenida Natalia Zarif – que dá acesso ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos – e a foz do córrego Cachoeirinha, receberam o investimento de R$80,5 milhões do Governo do Estado de São Paulo para sua realização.

“O principal objetivo dessa obra é combater os transbordamentos do rio e garantir a melhora no trecho de influência do Aeroporto e da Av. Jamil João Zarif”, destaca o Superintendente do DAEE, Francisco Eduardo Loducca.

O novo canal terá perfil retangular, com 21 metros de largura e 4 metros de profundidade, o que permitirá uma vazão de 300 mil litros por segundo na altura da foz com o rio Tietê.

A primeira etapa de intervenção no rio Baquirivu-Guaçu foi concluída no segundo semestre de 2019 com a canalização de 2,7 quilômetros do canal, entre a foz do rio com o Tietê e a avenida Natália Zarif, próximo ao Parque CECAP, também em Guarulhos.


PARQUE DO ITABERABA

Criado em fevereiro de 2010, o Parque do Itaberaba preserva uma área de 151 mil quilômetros quadrados nos municípios de Arujá, Guarulhos, Mairiporã, Nazaré Paulista e Santa Isabel, e é um importante corredor ecológico entre a Serra da Cantareira com a Serra da Mantiqueira, preservando remanescentes da Mata Atlântica.

O Parque do Itaberaba apresenta alta diversidade biológica, fauna variada com grande número de espécies endêmicas de Mata Atlântica e várias espécies raras ou ameaçadas de extinção como papagaio de peito roxo e onça pintada. O parque protege também nascentes de importantes bacias hidrográficas que abastecem o Sistema Cantareira.

Política de Privacidade e Proteção de Dados

Diretrizes aplicáveis aos tratamentos de dados realizados pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica.

☏  11  3293-8201
Rua Boa Vista, 170 
Sé – São Paulo/SP 
CEP 01014-000

DAEE

Ouvidoria

☏  11 3293-8463
Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
✉ ouvidoriadaee@sp.gov.br

SIC

☏  11 3293-8382
Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
◉ www.sic.sp.gov.br

DAEE 2022  |  AssessoriadeComunicação

você está navegando em um site seguro