DAEE se reúne com prefeitos do CONDEMAT para alinhar ações de combate a enchentes

A reunião teve um intuito de esclarecer o funcionamento da Barragem da Penha e discutir medidas conjuntas que visam o combate a enchentes em áreas de várzea do Rio Tietê. 

Nesta quarta-feira, 1° de março, a Subsecretária de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, Samanta Souza, e a Superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Mara Ramos, se reuniram com os prefeitos dos municípios integrantes do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) para esclarecer o funcionamento da Barragem da Penha e discutir medidas conjuntas que visam o combate a enchentes em áreas de várzea do Rio Tietê. 

Na ocasião, técnicos do DAEE apresentaram gráficos e modelos que esclareceram aos prefeitos que a operação das comportas da Barragem da Penha não têm influência alguma nos níveis do Tietê na altura dos municípios do Alto Tetê. Entretanto, o DAEE informou que os serviços de manutenção das estruturas serão iniciados em março, com prazo de conclusão em três meses; além de se comprometer a informar previamente aos municípios sobre as manobras operacionais da Barragem. Atualmente quatro das seis comportas estão fechadas. 

O Departamento também enfatizou a necessidade de medidas conjuntas entre municípios e Estado para minimizar o impacto das chuvas nos municípios. Entre os principais apontamentos estão a fiscalização para evitar ocupações irregulares na faixa de várzea do Rio Tietê – que é propensa a alagamentos naturais -, e contra o descarte irregular de resíduos sólidos e de esgoto de origem industrial e urbana em afluentes do Tietê. Em contrapartida, o DAEE anunciou a contratação dos serviços de desassoreamento do Rio Tietê, no Lote 4, no trecho que abrange as cidades de Itaquaquecetuba, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes. 

Esse trabalho tem sido priorizado pela nova gestão e será contratado, ainda este ano, a partir de estudos e modelagens diferenciados, que vão atender as necessidades específicas daquele trecho de forma efetiva”, ressaltou Mara Ramos.  

Em acordo, os prefeitos se comprometeram a tomar as medidas necessárias para a elaboração dos Planos de Drenagem, que deverão ser elaborados de forma conjunta entre os municípios do Condemat. A elaboração contará com os recursos do Fehidro. 

 

Os eventos críticos serão mais frequentes e há necessidade de elaboração de planos de drenagem mais resilientes e robustos, com olhar para aa mudanças climáticas e obras mais eficientes para atender a essas mudanças“, enfatizou Mara.

No mês de fevereiro o Alto Tietê sofreu com as intensas precipitações e recebeu mais de 594 milímetros de chuvas, muito acima da média histórica para a região, que é de 386 milímetros. 

O DAEE monitora as condições hidrológicas e meteorológicas que afetam a região e emite alertas para a Defesa Civil quando necessário para garantia da segurança das pessoas, principalmente aquelas que vivem em áreas vulneráveis e de risco. A equipe de plantão 24h fica à disposição para mais informações através do número 11-3293-8461. 

Sobre o Condemat 

O Condemat conta com a participação de 12 municípios (Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano), e representação de mais de três milhões de habitantes. 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Precisa de mais informações? entre em Contato

DEPARTAMENTO DE ÁGUAS E ENERGIA ELÉTRICA

Atendimento ao usuário
(11) 3293-8200

Sede
Rua Boa Vista, 170 
Sé – São Paulo/SP 
CEP 01014-000

Protocolo
Rua Boa Vista, 175 – Sobreloja
Sé – São Paulo/SP 
CEP 01014-000
protocolo@daee.sp.gov.br

REDES SOCIAIS

UNIDADES – Diretorias de Bacia

AÇÕES E PROGRAMAS

Canal de Denúncia

☏ 11 3293-8463
Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
✉ canaldedenuncia@daee.sp.gov.br 

Ouvidoria

☏ 11 3293-8463
Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
✉ ouvidoriadaee@sp.gov.br

SIC

Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
www.sic.sp.gov.br