Plano de macrodrenagem e operação da barragem da penha são pautas de reunião do Condemat e Programa Várzeas do Tietê

Desassoreamento do Rio Tietê também foi abordado por técnicos do DAEE durante o encontro que reuniu representantes de 14 municípios integrantes do Consórcio

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) sediou nesta quinta-feira, 31 de agosto, mais uma reunião com representantes dos municípios que integram o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) e que somam mais de 3 milhões de habitantes e do Programa Várzeas do Tietê. Esta foi a sexta reunião com os dois órgãos e visa articular e implementar ações em benefício dos municípios e órgãos públicos integrantes. A reunião foi realizada na Barragem da Penha.

O Diretor de Engenharia e Obras do DAEE, Nelson Lima, apresentou o andamento dos estudos para elaboração do Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia do Alto Tietê (PDMAT4), que cobre 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, aproximadamente 5,8 mil quilômetros quadrados. O plano faz um diagnóstico integrado dos riscos de inundação em cada sub-bacia, delimita as zonas impactadas e propõe uma série de medidas para controlar as vazões dos cursos d’água e reduzir os danos causados pelas enchentes. A previsão é que o DAEE inicie em outubro a licitação do Plano Diretor.

O Gerente de Engenharia do DAEE, Sílvio Giudice, também participou da reunião e deu mais detalhes da operação da Barragem da Penha, que passou por manutenção do complexo de comportas. Os trabalhos foram concluídos em junho. Giudice tratou também da contratação do serviço de desassoreamento do Lote 4 do Rio Tietê, no trecho entre a divisa de São Paulo/Itaquaquecetuba e o córrego Ipiranga, em Mogi das Cruzes, numa extensão de 44,2 quilômetros. O desassoreamento tem previsão de início para setembro, com expectativa de remover 950 mil metros cúbicos de sedimentos e 29 mil metros cúbicos de macrófitas. O investimento é de R$ 140 milhões.

O Condemat é composto por 14 municípios localizados acima da barragem da Penha: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Igaratá, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano – que compõem uma área de mais de 3,1 mil quilômetros, com extensa cobertura vegetal e mananciais importantes – como o rio Tietê, que nasce em Salesópolis.

As explicações apresentadas foram úteis às equipes técnicas que participaram do encontro, em especial os detalhes sobre o PDMAT 4. “Essa é a única forma que temos para ter uma visão da complexidade da vazão do rio Tietê e suas sub-bacias na Região Metropolitana e definirmos as melhores intervenções”, destacou o prefeito Eduardo Boigues Queroz, de Itaquaquecetuba.

Além de Queroz, o evento contou com a presença dos prefeitos de Arujá, Luiz Antônio de Camargo; Guarulhos, Gustavo Henric Costa (Guti); Poá, Márcia Teixeira Souza; e Suzano, Rodrigo Kenji S. Ashiuchi; e técnicos do DAEE, Defesa Civil, Prefeituras; da Siurb (Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras da Prefeitura Municipal de São Paulo) e Instituto Alana.

A próxima reunião com equipes do Condemat está agendada para o dia 4 de outubro.

Precisa de mais informações? entre em Contato

DEPARTAMENTO DE ÁGUAS E ENERGIA ELÉTRICA

Rua Boa Vista, 170 
Sé – São Paulo/SP 
CEP 01014-000

UNIDADES – Diretorias de Bacia

REDES SOCIAIS

INSTITUCIONAL

SERVIÇOS

Ouvidoria

☏ 11 3293-8463
Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
✉ ouvidoriadaee@sp.gov.br

SIC

Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
◉ www.sic.sp.gov.br