Estado lança licitação para retomada das obras da barragem do Valo Grande
O Governo de SP, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), publicou nesta semana o edital de licitação para a retomada das obras da barragem do Valo Grande. Os serviços abrangem a modernização dos projetos civis, eletromecânicos e das instalações da estrutura, localizada no município de Iguape. O investimento nesta primeira etapa está estimado em mais de R$ 4 milhões. As propostas dos interessados serão recebidas até o dia 18 de agosto.
“As obras contribuirão para evitar a erosão das margens e o assoreamento no local. Pescadores artesanais e produtores rurais serão diretamente beneficiados, bem como motoristas que trafegam na rodovia SP-222 – atualmente ocorrem interrupções no trânsito quando há chuvas fortes”. Explica o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido. A medida auxiliará também o turismo na região de Iguape, Cananéia e Ilha Comprida.
Demanda histórica da região, a barragem contará com 18 comportas e permitirá ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) fazer o controle de cheias do rio Ribeira, além de resgatar as condições ambientais do complexo lagunar do Mar Pequeno – canal entre o continente e a Ilha Comprida -, importante área de reprodução de espécies nobres de peixes e crustáceos.
“Esta é mais uma iniciativa do Vale do Futuro, um dos maiores programas de desenvolvimento social e econômico já colocados em prática pelo Executivo estadual em uma das regiões mais vulneráveis de SP, mas que possui um enorme potencial. O programa prevê a atração de R$ 1 bilhão em investimentos públicos, R$ 1 bilhão em aportes da iniciativa privada, R$ 3,3 bilhões em concessões e a geração de 30 mil vagas de trabalho”, afirmou o Secretário Marco Vinholi.

Histórico

O início da construção do Canal do Valo Grande remonta ao século XIX, em 1827. O objetivo era melhorar a navegação do continente até o Porto Ribeira e, assim, facilitar o escoamento de produtos agrícolas. A abertura da passagem, no entanto, alterou a dinâmica natural do complexo estuarino-lagunar destes municípios do Vale do Ribeira, comprometendo as condições naturais de salinidade das águas, a presença de algumas espécies de peixes e, consequentemente, a pesca artesanal.

A atual Barragem do Valo Grande foi executada em 1992 sem a instalação do sistema eletromecânico de comportas. O empreendimento substituiu uma antiga barreira construída de rachões (pedras de grandes dimensões), em 1978. Em 1990 foram iniciadas as obras civis de implantação das estruturas de concreto destinadas a abrigar as comportas e vertedores. Dois anos depois, a edificação hoje existente no local foi concluída.

Vale do Futuro

O Programa Vale do Futuro é composto por 22 municípios e tem como objetivo transformar a região mais vulnerável do estado em um novo polo de desenvolvimento econômico e social. É um programa completo e de governança integrada entre Estado, prefeituras e a sociedade civil, que trabalham juntos.

Para transformar a região, a iniciativa conta com mais de 60 ações estratégias em quatro eixos: Emprego e Renda, Infraestrutura e Sustentabilidade; Qualidade de Vida; e Gestão e Governança.

Confira mais sobre o programa em: https://www.valedofuturo.sp.gov.br/.