FAZENDA
PALMEIRAS

Interfaces entre a Arquitetura,
a História e a Arqueologia

HISTÓRIA DA FAZENDA PALMEIRAS, EM AMPARO, SERÁ CONTADA EM LIVRO

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) faz o lançamento de um livro sobre a história da Fazenda Palmeiras localizada onde será construída a Barragem Duas Pontes que vai auxiliar o abastecimento de água na região de Amparo, no interior paulista.

A edição de título “Fazenda Palmeiras – Interfaces entre a Arquitetura, a História e a Arqueologia”, tem como principal objetivo preservar a memória cultural, material e patrimonial do povo paulista e será distribuída gratuitamente em toda região já agora, no primeiro trimestre de 2021.

O trabalho de pesquisas, imagens e estudos arqueológicos da fazenda durou cerca de 2 anos e foi solicitado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) ao DAEE antes do início das obras da barragem, que vai ocupar o local.

Situada na zona rural de Amparo, a Fazenda Palmeiras se destacou no cultivo e produção do café, despontando em poucas décadas como uma das principais produtoras da região.

A área onde a edificação está localizada foi desapropriada pelo DAEE para a construção da Barragem Duas Pontes, que vai aumentar a disponibilidade hídrica na região, permitindo o fornecimento de água de forma mais segura à população, principalmente em época de estiagem prolongada.

Sobre a publicação

São 56 páginas e cerca de 90 fotos e ilustrações que traduzem a história da edificação, fundada em meados de 1850, testemunha de um dos grandes momentos de desenvolvimento social e econômico do país no século XIX.

Trabalho de pesquisa

A pesquisa arqueológica sobre o local foi realizada pela ANX Engenharia e Arqueologia Ltda e englobou o levantamento histórico, arquitetônico e fotográfico, além de prospecções arqueológicas efetuadas próximas às edificações e estruturas complementares que compõem a fazenda.

Durante o estudo foi realizada a atividade de educação patrimonial com alunos da Faculdade de Arquitetura da Universidade São Francisco, Campus Itatiba. Utilizada como medida de esclarecimento, a atividade apresentou o desenvolvimento das pesquisas e os resultados obtidos. Os alunos tiveram a oportunidade de presenciar o trabalho de uma equipe multidisciplinar formada por arquitetos, historiadores e arqueólogos. A atividade contou com visita guiada às dependências da Fazenda Palmeiras e demais áreas da unidade produtiva e com aula expositiva sobre as prospecções arquitetônicas e pictóricas realizadas.

Barragens Duas Pontes e Pedreira

Com o objetivo aumentar a segurança hídrica, principalmente nos períodos de estiagem, estão em obras a construção dos reservatórios Duas Pontes e Pedreira. Com as duas novas barragens, será elevada a oferta de água em 23 municípios integrantes da Bacia PCJ, beneficiando mais de 5 milhões de habitantes. Os empreendimentos visam regularizar a vazão dos rios Jaguari e Camanducaia dos atuais 8,2 m³/s para 17,2 m³/s (mil litros por segundo) para demandas de abastecimento.

Serão investidos ao todo R$ 527 milhões nas obras de construção das duas barragens, com geração de 2 mil empregos diretos. Outros R$213 milhões serão investidos em empreendimentos complementares, como estações de tratamento de esgoto de Amparo e Monte Alegre do Sul.

Amparo, Americana, Arthur Nogueira, Campinas, Campo Limpo Paulista, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jundiaí, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Piracicaba, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.

Faça o Download do Livro: Fazenda Palmeiras 
Interfaces entre a Arquitetura, a História e a Arqueologia

UNIDADES

São Paulo
Taubaté
Piracicaba
Marília
São José do Rio Preto
Ribeirão Preto
Birigui
Registro

CONTATO

☏  11  3293-8201
Rua Boa Vista, 170 – Sé 
São Paulo/SP – CEP 01014-000
Telefone: (11)3293-8463
Horario de Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h, exceto feriados
Email: ouvidoriadaee@sp.gov.br
Telefone: (11)3293-8382
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h, exceto feriados

Site: www.sic.sp.gov.br

DAEE 2022  |  AssessoriadeComunicação