#águaévida

Governo de São Paulo leva programa Água é Vida à região de Piracicaba

08/04/2022   |   Confira as últimas notícias

Rios serão desassoreados e municípios receberão poços para reforçar o abastecimento público, proteger recursos hídricos e minimizar enchentes

O Governador Rodrigo Garcia e o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), Marcos Penido, anunciaram nesta sexta-feira (8), durante agenda em Piracicaba, um conjunto de ações para revitalizar rios e aumentar a disponibilidade hídrica no interior paulista.

Por meio do programa Água É Vida – Eixo Rios Vivos – serão desassoreados 52,5 quilômetros em cursos d´água nos municípios de Piracicaba, Capivari, Iracemápolis e Rio Claro. Posteriormente também será contemplada a cidade de Santa Gertrudes. A medida visa melhorar a qualidade das águas superficiais – o que contribui com o abastecimento público – minimizar o impacto das chuvas com relação às enchentes e inundações, além de controlar e recuperar as margens dos rios e suas nascentes.

Para o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, essas entregas e ações que o Governo do Estado faz por todo o interior, mostra a preocupação e um trabalho próximo com os municípios. “Vivemos um momento de mudanças climáticas e investir R$ 400 milhões na segurança hídrica das cidades paulistas é fundamental para garantir o abastecimento de água e a qualidade de vida da população.”

Já as cidades de Analândia, Ipeúna, Rio das Pedras, São Pedro, Brotas e Itirapina serão contempladas com novos poços profundos para reforçar a disponibilidade hídrica à população. No total serão 10 perfurações, que representam um investimento de R$ 6 milhões.

Todos os trabalhos serão executados por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão ligado à SIMA, com previsão de início em abril.

Programa Água é Vida

No fim de 2021, o Governo de São Paulo lançou o programa “Água é Vida” que vai reforçar a segurança hídrica no estado e beneficiar mais de 2,1 milhões de habitantes. As ações preveem perfurações de poços em 125 municípios, serviços de limpeza de reservatórios, desassoreamento de rios e construção de reservatórios. Os investimentos somam cerca de R$ 400 milhões.

O Água é Vida é dividido em quatro eixos principais: Águas Subterrâneas, Rios Vivos, Barramentos e Cooperação Técnica com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Rios Vivos

O eixo Rios Vivos promoverá serviços de limpeza e dragagem de mais de três mil quilômetros de cursos d’água no estado. Os trabalhos devem ocorrer em todas as bacias ao longo do ano. Nesta ação haverá investimentos de R$90 milhões dentro da dotação do programa Água é Vida.

Entrega de veículos

Ainda durante agenda na região, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente iniciou a entrega de 13 veículos entre caminhões pipa, basculante, de coleta seletiva e trituradores de galhos para as Prefeituras de Águas de São Pedro, Brotas, Conchal, Elias Fausto, Ipeúna, Itirapina, Leme, Mombuca, Piracicaba, Santa Gertrudes e São Pedro. A frota será destinada às ações de combate aos incêndios florestais e também para a gestão de resíduos. Os investimentos somam mais de R$5 milhões de reais.