#àguaévida
Governo de São Paulo leva programa Água é Vida à região de São José do Rio Preto
04/05/2022 | Confira as últimas notícias
Rios serão desassoreados e municípios receberão poços para reforçar o abastecimento público, proteger recursos hídricos e minimizar enchentes
O Governador Rodrigo Garcia e o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), Fernando Chucre, anunciaram nesta segunda-feira (2), durante agenda em São José do Rio Preto, um conjunto de ações para revitalizar rios e aumentar a disponibilidade hídrica no interior paulista.
Por meio do programa Água É Vida – Eixo Rios Vivos – serão desassoreados 6,6 quilômetros de cursos d’água nos municípios de São José do Rio Preto, Catanduva, Ibirá, Itajobi, Novo Horizonte, Pindorama e Urupês. A medida visa melhorar a qualidade das águas superficiais – o que contribui com o abastecimento público – minimizar o impacto das chuvas com relação às enchentes e inundações, além de controlar e recuperar as margens dos rios e suas nascentes.
Já as cidades de Américo de Campos, Ariranha, Bálsamo, Cedral, Cosmorama, Elisiário, Guapiaçu, Mendonça, Mirassolândia, Neves Paulista, Novais, Paraíso, Parisi, Pindorama, Sales, Santa Adélia, Tabapuã, Tanabi, Ubarana e Uchôa foram contempladas com novos poços profundos para reforçar a disponibilidade hídrica à população. No total são 20 perfurações. Os trabalhos já iniciaram e estão sendo executados por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).
Programa Água é Vida
No fim de 2021, o Governo de São Paulo lançou o programa “Água é Vida” que vai reforçar a segurança hídrica no estado e beneficiar mais de 2,1 milhões de habitantes. As ações preveem perfurações de poços em 125 municípios, serviços de limpeza de reservatórios, desassoreamento de rios e construção de reservatórios. Os investimentos somam cerca de R$ 400 milhões.
O Água é Vida é dividido em quatro eixos principais: Águas Subterrâneas, Rios Vivos, Barramentos e Cooperação Técnica com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Rios Vivos
O eixo Rios Vivos promoverá serviços de limpeza e dragagem de mais de três mil quilômetros de cursos d’água no estado. Os trabalhos devem ocorrer em todas as bacias ao longo do ano. Nesta ação haverá investimentos de R$90 milhões dentro da dotação do programa Água é Vida.
Diretrizes aplicáveis aos tratamentos de dados realizados pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica.
DAEE
☏ 11 3293-8463
Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
✉ ouvidoriadaee@sp.gov.br
☏ 11 3293-8382
Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
◉ www.sic.sp.gov.br