Notícias Relacionadas
O Vice-Governador Rodrigo Garcia, destacou a importância da ETE para a cidade e região, “pois garante melhor qualidade de vida para a população e a redução de doenças”.
Esta é a segunda ETE construída pelo governo do estado em Presidente Venceslau. A primeira – ETE Norte – foi inaugurada em 2019. A ETE-Sul foi construída na rodovia Euclides de Figueiredo, a quatro quilômetros da rodovia Raposo Tavares. Já a ETE- Norte, está localizada a 1,5 mil metros da estrada Aymoré.
O Superintendente do DAEE, Francisco Eduardo Loducca, ressalta a importância da obra. “As duas estações têm capacidade para tratar 100% do esgoto coletado na zona urbana, retirando aproximadamente 80 toneladas/mês de carga orgânica que era lançada nos córregos que circundam a cidade”.
O Governo do Estado investiu R$ 10,3 milhões na construção da ETE, que é composta por 2 lagoas anaeróbias e 2 lagoas facultativas, seguidas de desinfecção. O complexo conta também com 7,8 mil metros de coletor tronco; uma estação elevatória, 3,6 mil metros de linha de recalque e 300 metros de emissário de esgoto tratado.
121 MUNICÍPIOS BENEFICIADOS
O Programa Água Limpa foi criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da então Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, DAEE e Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela SABESP.
A iniciativa já investiu R$ 607 milhões na construção de 128 ETEs em 123 municípios, beneficiando mais de 2,8 milhões de habitantes, e retirando aproximadamente 3,6 mil toneladas por mês de carga orgânica dos rios paulistas.
UNIDADES
CONTATO