Departamento de Águas
e Energia Elétrica
DAEE
NOTÍCIAS

Governo de SP vai investir R$ 1 milhão na APA de Campinas

Plano para a Área de Proteção Ambiental inclui estudos, pesquisas e plantio de 300 mil mudas de árvores

O Governo de São Paulo, por meio do DAEE, está desenvolvendo um amplo Plano de Manejo para a Área de Proteção Ambiental (APA) de Campinas. O investimento será de R$ 1,28 milhão para estudos e pesquisas, consultorias, conferências, publicações, cursos e programas de capacitação da equipe técnica. O Plano de Trabalho, de 36 meses, inclui plantio de 300 mil mudas de árvores e arbustos em locais prioritários da APA a partir de 2021.

O trabalho faz parte das ações de compensação ambiental pela implantação da barragem de Pedreira, no rio Jaguari. O objetivo é permitir a comunicação entre áreas de vegetação já existentes, contribuindo assim para a preservação da fauna, manutenção da biodiversidade e conservação dos recursos hídricos das bacias que drenam para a área do futuro reservatório. A APA Campinas conta com 22,2 mil hectares.


GARANTIA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Com o objetivo aumentar a segurança hídrica, principalmente nos períodos de estiagem, estão em construção os reservatórios de Pedreira e Duas Pontes (Amparo). Com as novas barragens, será elevada a oferta de água em 23 municípios integrantes da Bacia PCJ, beneficiando mais de 5 milhões de habitantes. Os empreendimentos visam regularizar a vazão dos rios Jaguari e Camanducaia dos atuais 8,2 m³/s para 17,2 m³/s (mil litros por segundo) para demandas de abastecimento.

Para isso, as barragens deverão formar reservatórios com uma capacidade de armazenamento útil de 85 bilhões de litros de água, dos quais 32 bilhões de litros na Barragem Pedreira (420 hectares) e cerca de 53 bilhões de litros no reservatório de Duas Pontes (880 ha).

Municípios beneficiados: Amparo, Americana, Arthur Nogueira, Campinas, Campo Limpo Paulista, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jundiaí, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Piracicaba, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.

subir ao topo

UNIDADES

São Paulo
Taubaté
Piracicaba
Marília
São José do Rio Preto
Ribeirão Preto
Birigui
Registro

CONTATO

☏  11  3293-8201
Rua Boa Vista, 170 – Sé 
São Paulo/SP – CEP 01014-000
Telefone: (11)3293-8463
Horario de Funcionamento: 8ª a 6ª feira, das 9h às 17h, exceto feriados
Email: ouvidoriadaee@sp.gov.br
Site: www.ouvidoria.sp.gov.br
Telefone: (11)3293-8382
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h, exceto feriados

Site: www.sic.sp.gov.br