Governo do Estado contrata projetos para construção da ETE

O Superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Francisco Eduardo Loducca, assinou dia 16 de dezembro o contrato no valor de R$ 2,2 milhões para desenvolvimento dos projetos executivos da Estação de Tratamento de Esgotos da Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul, município da região de Amparo.

O evento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, e contou com a participação do Prefeito Municipal Edson Rodrigo O.Cunha; da Vice-Prefeita Maria Élida Aparecida de Godoy Panegassi; do Presidente da Câmara Municipal, Luís Fabiano Ferreira, do Deputado Estadual Edmir Chedid e do Diretor da CPS Engenharia, Luiz Roberto G.Pradevall, empresa contratada para fazer os projetos.

A ETE de Monte Alegre do Sul terá capacidade para tratar o esgoto de 100% da cidade, beneficiando mais de 8,5 mil moradores da sede do município e do distrito de Mostardas. O complexo permitirá retirar aproximadamente 900 quilos/dia de carga orgânica e 4 quilos/dia de fósforo proveniente do esgoto doméstico que é lançado in natura no rio Camanducaia, atendendo às exigências da Resolução CONAMA nº 357/05.

“Estamos muito felizes hoje”, afirmou o Prefeito Edson Rodrigo. “É um sonho da nossa cidade, o tratamento dos esgotos, uma luta não só do Executivo, mas de toda a população, que agora sai do papel atendendo 100% da cidade. Agradecemos ao DAEE, ao Deputado Edmir Chedid e ao Governo do Estado por essa que, acredito, é a maior obra de Monte Alegre do Sul”.
“O tratamento dos esgotos de Monte Alegre do Sul vai viabilizar a licença ambiental do reservatório de Duas Pontes, em Amparo, que juntamente com o reservatório de Pedreira, vai atender mais de 5 milhões de habitantes em 23 municípios da região”, destaca Francisco Eduardo Loducca, Superintendente do DAEE. “Além disso, a ETE vai cumprir um importante papel como agente de prevenção na saúde, dificultando a disseminação de doenças hídricas”.
A obra, estimada em R$ 43,7 milhões, inclui a construção do sistema de coleta e afastamento dos esgotos, estações elevatórias, emissários de esgoto bruto, linhas de recalque e emissários de esgoto tratado.