DAEE > notícias

Moradores de Pedreira e prefeitura do município debatem reativação de centro comunitário
  • 10/09/2021
O Centro Comunitário “Waldir Beira”, localizado no bairro de Entre Montes, próximo à Barragem de Pedreira, poderá ser transformado em uma Unidade de Saúde Remota, o que beneficiaria mais de 200 moradores.

A informação foi divulgada e debatida pela Prefeitura, durante reunião realizada em agosto pelo empreendimento Barragem Pedreira a pedido das secretarias de Agricultura e da Saúde. O encontro aconteceu com vizinhos e proprietários de áreas do entorno no canteiro administrativo da barragem.

O Centro Comunitário Waldir Beira está recebendo melhorias de infraestrutura para que possa estender o atendimento aos moradores da Área Diretamente Afetada, e comunidade local, do entorno do empreendimento, como Unidade de Saúde Remota. Além de facilitar o acesso a consultas, o pré-agendamento de exames e demais especialidades médicas, uma vez por semana, o atendimento no local seria realizado por um médico da família. O espaço também contaria com uma equipe composta por técnico de Enfermagem, enfermeiro e agente comunitário.
“Pretendemos reativar e já começar a funcionar com o Centro Comunitário Waldir Beira no próximo mês. Estamos apenas verificando as condições físicas e estruturais do antigo prédio e, providenciando as melhorias”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Ana Lúcia Nieri Goulart, presente na reunião.
A prefeitura deve realizar mais duas reuniões com os moradores dos bairros Zoren e Basílio, fora da Área Diretamente Afetada (ADA) do empreendimento, mas situada no entorno.

O encontro de agosto atende os programas de Controle da Saúde Pública (PCSP) e de Desapropriação, Indenização e Relocação da População (PDIRP), que integram a relação de um total de 27 programas ambientais conduzidos pelo empreendimento.

Acesso facilitado a serviços de saúde

Para a moradora Paloma Franco Amaro, que há mais de 17 anos reside na Fazenda Hexagon, no bairro Zoren, a reativação do Centro Comunitário “Waldir Beira” deve agilizar o acesso a serviços de saúde por parte da população da região. “Sem dúvida, vai melhorar bastante o nosso lado por aqui. Ter fácil e mais rápido acesso, evitar filas e possíveis aglomerações, principalmente para quem tem filhos como eu”, observou, acompanhada pela filha Rebeca, de cinco anos de idade.

UNIDADES

São Paulo