Parque Nascentes do Tietê

Onde nasce

onde a vida começa

Longe do ritmo frenético da cidade de São Paulo, o Parque Nascentes, administrado pelo DAEE, protege o local onde nasce o mais paulista dos rios: o Tietê.

O Parque está localizado em Salesópolis, no Alto Tietê, em meio a uma paisagem abraçada pela Mata Atlântica, lar de animais como jaguatiricas, tatus, cobras, veados e mais de 70 espécies diferentes de pássaros. O local conta com 1,34 milhão de metros quadrados, vista para nascente e um espelho d’água onde os frequentadores podem beber a água do rio direto de sua nascente.

O espaço preservado recebe cerca de 30 mil turistas ao ano. O Parque Nascentes do Tietê oferece visitas monitoradas,  educativas, além de:

Quatro Trilhas 

Trilha da Nascente, da Araucária, da Pedra e do Bosque.

Sala das águas

Onde é possível analisar, através de vidros parecidos com tubos de ensaio, a qualidade das águas. Amostras do Tietê indicam também a cor da água, que vai se alterando ao longo dos municípios por onde ele passa.

Museu Iconográfico

com fotos sobre diversos aspectos do rio; a época em que era navegável e abrigava competições de remo; o histórico sobre o rio; as cidades que percorre e a eclusa de Barra Bonita.

Beber a água…

…do mais famoso rio do Estado de São Paulo direto de sua nascente.

A preservação da área da nascente é fundamental! Além de proteger o solo da exposição ao sol e da ação de agentes poluidores, essa cobertura vegetal acumula o orvalho que lentamente rega a área. Em eventos chuvosos, as espécies nativas retêm o impacto da chuva, evitam a erosão e facilitam a infiltração da água. Todos esses fatores contribuem para a estabilidade do lençol freático e a saúde da nascente.

Quer conhecer mais sobre o Parque e a história do rio Tietê? ouça o Ep#5 do Água! Podcast, com a participação de Gastão Gonçalves, responsável pela administração do Parque desde 1996.

o rio Tietê

O Tietê é um curso d’água atípico. Embora sua nascente se localize na Serra do Mar, a apenas 22 quilômetros do oceano, ele corre para o interior por mais 1.100 quilômetros, até desaguar no rio Paraná, em Itapura, após banhar 62 municípios paulistas.


Essa característica, que o distingue dos demais rios brasileiros, fez do Tietê a primeira rota de penetração para o interior do continente, já no início do século 16, usada por aventureiros que desbravaram os sertões, fundando povoados ao longo de suas margens.

A descoberta da nascente do Tietê se deu durante uma expedição da Sociedade Geográfica Brasileira para comemorar do 4º centenário de São Paulo, em 1954.

A área, uma chácara de propriedade particular, encontrava-se devastada, fruto do corte da madeira para a fabricação do carvão e, posteriormente, para o uso da pecuária, com pastagens.

A nascente foi tombada em 21 de fevereiro de 1990 pelo CONDEPHAAT e tem sua vegetação natural retomada gradativamente.

você no parque

Funcionamento:

todos os dias, das 8h às 17h


Endereço: Estrada do Pico Agudo, altura do km 6, Bairro Pedra Rajada, em Salesópolis-SP.

Telefone/ WhatsApp: [11]  97310-7488

Para visitar o Parque Nascentes do Tietê, acesse o km 107,4 da rodovia SP 88

 

(excursões para grupos de até 15 pessoas)

☏  11  3293-8201
Rua Boa Vista, 170 
Sé – São Paulo/SP 
CEP 01014-000

DAEE

Ouvidoria

☏  11 3293-8463
Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
✉ ouvidoriadaee@sp.gov.br

SIC

Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
◉ www.sic.sp.gov.br

DAEE 2022  |  AssessoriadeComunicação

você está navegando em um site seguro