DAEE/notícias

DAEE implementa hidro-semeadura para recompor vegetação no acesso à barragem Pedreira

Técnica é recomendada para recuperar áreas degradadas, em especial encostas de difícil acesso.

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) está utilizando a técnica de hidro-semeadura para recuperação ambiental no acesso à barragem Pedreira, localizada na cidade de Pedreira, na bacia do PCJ (Piracicaba, Capivari, Jundiaí).

O procedimento permite criar uma cobertura vegetal uniforme onde é aplicado como áreas terraplenadas, taludes, cortes de aterro, áreas com recobrimento da vegetação deficiente e quaisquer superfícies de solo desprotegidas.

Entre as principais vantagens da técnica implementada está a agilidade no resultado após a aplicação. Na barragem Pedreira, por exemplo, foram usados quatro mil quilos de massa entre os dias 11 e 14, e a expectativa é que as mudanças já possam ser vistas em 20 a 30 dias.

Lançada por um jato de alta pressão, a massa pastosa composta por fertilizantes, sementes e matéria orgânica, entre outros, adere e cola na superfície do terreno, formando uma camada protetora consistente que, além de fixar as sementes, funciona como um escudo provisório contra a ação das intempéries até a efetiva fixação da vegetação aplicada.

O procedimento é utilizado tanto em projetos de recuperação quanto em entornos específicos, como de rodovias e aeroportos. A técnica é adotada também em áreas verdes de parques, campos de golfe, inclusive, considerada uma das soluções possíveis para o paisagismo, com objetivo principal de formar uma camada vegetal consistente e com uma aparência positiva.

SOBRE AS BARRAGENS PEDREIRA E DUAS PONTES:

Com o objetivo aumentar a segurança hídrica, principalmente nos períodos de estiagem, estão em obras a construção dos reservatórios Duas Pontes e Pedreira. Com as duas novas barragens, será elevada a oferta de água em 23 municípios integrantes da Bacia PCJ, beneficiando mais de 5 milhões de habitantes. Os empreendimentos visam regularizar a vazão dos rios Jaguari e Camanducaia dos atuais 8,2 m³/s para 17,2 m³/s (mil litros por segundo) para demandas de abastecimento.

Serão investidos ao todo R$ 527 milhões nas obras de construção das duas barragens, com geração de 2 mil empregos diretos. Outros R$213 milhões serão investidos em empreendimentos complementares, como estações de tratamento de esgoto de Amparo e Monte Alegre do Sul.

MUNICÍPIOS BENEFICIADOS:

Amparo, Americana, Arthur Nogueira, Campinas, Campo Limpo Paulista, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jundiaí, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Piracicaba, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.

UNIDADES

São Paulo
Taubaté
Piracicaba
Marília
São José do Rio Preto
Ribeirão Preto
Birigui
Registro

CONTATO

☏  11  3293-8201
Rua Boa Vista, 170 – Sé 
São Paulo/SP – CEP 01014-000
Telefone: (11)3293-8463
Horario de Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h, exceto feriados
Email: ouvidoriadaee@sp.gov.br
Telefone: (11)3293-8382
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h, exceto feriados

Site: www.sic.sp.gov.br