#aguaévida

São Luiz do Paraitinga recebe programa Água é Vida

18/04/2022   |   Confira as últimas notícias

O eixo Rios Vivos promoverá serviços de limpeza e dragagem de mais de três mil quilômetros de cursos d’água no estado. Os trabalhos devem ocorrer em todas as bacias ao longo do ano. Nesta ação haverá investimentos de R$90 milhões dentro da dotação do programa Água é Vida.

O Governador Rodrigo Garcia e o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), Marcos Penido, anunciaram neste sábado (16), durante agenda em São Luiz do Paraitinga, um conjunto de ações para revitalizar rios e aumentar a disponibilidade hídrica no interior paulista.

Por meio do programa Água É Vida – Eixo Rios Vivos – serão desassoreados 5.641 metros do rio Paraitinga, no trecho entre a rua Projetada 5 e a foz do rio do Chapéu. A medida visa melhorar a qualidade das águas superficiais – que contribui para controlar e recuperar as margens dos rios e suas nascentes.

O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, destacou a importância da obra. “Além de evitar enchentes, o desassoreamento faz com que nossos rios estejam aptos para que se possa fazer a retirada da água que é tão importante para nossa vida”, relembrou Penido.

Programa Água é Vida

No fim de 2021, o Governo de São Paulo lançou o programa “Água é Vida” que vai reforçar a segurança hídrica no estado e beneficiar mais de 2,1 milhões de habitantes. As ações preveem perfurações de poços em 125 municípios, serviços de limpeza de reservatórios, desassoreamento de rios e construção de reservatórios. Os investimentos somam cerca de R$ 400 milhões.

O Água é Vida é dividido em quatro eixos principais: Águas Subterrâneas, Rios Vivos, Barramentos e Cooperação Técnica com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento.