O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), responsável pelo gerenciamento dos recursos hídricos do Estado de São Paulo, criou uma nova unidade estratégica: a Diretoria de Governança e Integridade. A área será responsável pela governança e pelo compliance dentro da autarquia e terá a missão de aprofundar e coordenar ações para a melhoria dos processos e controles do órgão.
A nova unidade terá papel estratégico na construção do novo modelo de gestão do DAEE, com foco cada vez maior na regulação dos recursos hídricos e na implantação de uma agência de águas. Essa transformação acompanha o surgimento de arranjos cada vez mais complexos de uso dos recursos hídricos, com PPPs e outros formatos de negócio. A diretoria responderá diretamente à superintendente do DAEE, Mara Ramos.
“Temos o compromisso de acelerar e aprimorar os processos de governança na gestão das águas no Estado de São Paulo para viabilizar os projetos do setor. Nosso plano de trabalho no Estado é aumentar a governança para desenvolver projetos integrados direcionados ao desenvolvimento sustentável”, destaca a superintendente.
A nova diretoria será liderada por Mariângela Garcia Trevizan. Advogada, ela tem 25 anos de experiência no setor público e desenvolveu sua carreira em gestão de mudança e compliance. Dentre as atribuições da nova diretoria estão o planejamento, a estruturação e a implantação de um sistema de gestão de governança e conformidade, envolvendo as partes interessadas e suas interações, conciliando os objetivos estratégicos do DAEE com vistas a decisões sustentáveis – estratégica, ética e legalmente adequadas.
Com esse novo modelo de gestão, capacitação e engajamento das lideranças e equipes do DAEE, será possível monitorar e gerenciar os riscos e controles internos, com transparência, integridade e responsividade, de modo a alavancar melhores resultados para a autarquia e a sociedade.