O DAEE e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) farão, em agosto, um workshop para encontrar sinergias e estabelecer parcerias estratégicas em temas que relacionam os dois órgãos. A iniciativa foi acertada nesta terça-feira, 25 de junho, durante visita de representantes do instituto à sede do DAEE, no centro de São Paulo.
O objetivo é identificar temas em que um trabalho conjunto contribua para acelerar ações e melhorar os resultados. Os dois órgãos têm um longo histórico de cooperação nas últimas décadas e, diante dos eventos cada vez mais extremos provocados pelas mudanças climáticas, a ampliação dessa sinergia pode garantir mais dinamismo nas respostas necessárias.
Na reunião, foram recebidos Sofia Julia Campos, diretora técnica do IPT, e os pesquisadores Gerson Salviano de Almeida Filho e José Luiz Albuquerque Filho. O DAEE também confirmou presença no evento solene de comemoração dos 125 anos do IPT, nesta quinta-feira, 27 de junho.
No encontro, a superintendente Mara Ramos, os diretores Dante Ragazzi Pauli e Sandra Garcia Lopes e a assessora Márcia Arce Martinelli entregaram à equipe do IPT exemplares da “Pau Brasil”, a primeira revista sobre recursos hídricos editada no Brasil e produzida pelo DAEE.
Sandra aproveitou para detalhar a nova agenda regulatória. Publicada em abril, com seis eixos temáticos, ela tem como um dos focos a evolução das regras de emissão de outorga, de forma a unificar e simplificar o processo com incentivo ao uso racional. A diretora explicou que a agenda será colocada em consulta pública em julho e que a iniciativa conta com apoio da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), inclusive com indicações de boas práticas.
A superintendente Mara Ramos ressaltou que o objetivo da nova agenda regulatória é colocar em consulta as melhorias e ouvir a sociedade para melhorar os processos. Márcia, por sua vez, destacou a meta de fortalecer a fiscalização das barragens como um dos pontos importantes dessa revisão regulatória.