Piscinões
Ações para diminuir os impactos das chuvas
construção de Piscinões
O DAEE passou a construir reservatórios de retenção, popularmente chamados de piscinões, para que os rios possam ter uma área de várzea artificial, evitando catástrofes causadas por chuvas fortes e ocupação irregular das áreas próximas aos cursos d’água.
Ações e Planejamento
A autarquia usa uma abordagem integrada em todas as principais sub-bacias, com um conjunto de soluções modulares, construindo estratégias para amenizar o impacto das precipitações.
Limpeza de reservatórios
O monitoramento, limpeza e segurança dos piscinões é responsabilidade das prefeituras onde se localizam. Porém, diante das dificuldades apresentadas por elas, o Governo do Estado se propôs a ajudá-las. Atualmente, O DAEE faz a manutenção de 27 piscinões da RMSP
Confira a localização dos piscinões que recebem manutenção do DAEE
Monitoramento dos Piscinões
* Dados referentes ao mês de maio de 2024
Município: Mauá
Município: Diadema
Município: São Bernardo do Campo
Município: Taboão da Serra
Município: Osasco
dúvidas?
Resposta: Os piscinões, também conhecidos como reservatórios de detenção, têm a importante função de armazenar o excesso de água quando os rios e córregos não conseguem escoar as vazões. Eles são estrategicamente instalados em locais críticos, definidos por estudos hidrológicos, muitas vezes próximos aos cursos d'água.
Resposta: A frequência da limpeza dos piscinões varia de acordo com a quantidade de lixo e sedimentos presentes, além da intensidade das chuvas e da ocupação da área da bacia.
Resposta: Quando um piscinão atinge sua capacidade máxima, os sistemas de controle emitem alertas, permitindo tomar decisões sobre seu esvaziamento. Isso deve ocorrer quando o canal abaixo do piscinão tem capacidade para receber a água acumulada, preferencialmente após a chuva.
Resposta: O lixo que é descartado nas ruas, margens de córregos e locais inadequados é arrastado pela água da chuva e acaba se acumulando nos piscinões. Para evitar isso, é importante implementar políticas de coleta de lixo eficientes, especialmente nas áreas periféricas das cidades.
Resposta: A vegetação que cresce nos piscinões não afeta significativamente sua capacidade de armazenamento. Pelo contrário, indica que o solo é permeável e permite a infiltração de água. No entanto, a vegetação pode contribuir para o acúmulo de sedimentos, o que pode comprometer a eficiência hidráulica e os equipamentos do reservatório, principalmente os sistemas de bombeamento.
Resposta: Cada piscinão é equipado com sistemas de controle adaptados às suas características, como comportas, sistemas de monitoramento de níveis nas entradas, saídas e interior do reservatório, além de sistemas de automação para acionar as bombas de esvaziamento. Esses sistemas complexos otimizam o funcionamento dos piscinões.