A equipe técnica da Diretoria de Engenharia e Obras do DAEE, órgão regulador de recursos hídricos do Estado, recebeu na manhã de sexta-feira (12/julho) Robert Werner Koller e Pedro Austin, assessores de Marco Bertaiolli, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, em visita às obras de construção do piscinão Jaboticabal.
O Governo do Estado está investindo R$ 401,2 milhões na implantação deste piscinão. As obras começaram em dezembro de 2021 e a previsão de entrega é dezembro de 2025. O DAEE já executou 54% das obras.
Localizado no córrego Jaboticabal, entre os ribeirões dos Meninos e o dos Couros, na divisa entre os municípios de São Paulo, São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo, o piscinão Jaboticabal será o maior reservatório da Região Metropolitana de São Paulo e beneficiará diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas. O piscinão ocupará uma área de 154 mil m² e terá capacidade para armazenar 900 mil m³ de água da chuva, equivalente a 470 piscinas olímpicas. As obras começaram em maio de 2021 e a previsão de entrega é dezembro de 2025.
Ao término da visita, Robert Werner Koller destacou que o objetivo da visita é “termos uma visão das dificuldades em realizar uma obra desse porte, pois, quando recebemos um pedido para viabilizar alguma intercorrência só vemos o papel, mas não temos a dimensão real do caso”.
Pedro Austin concorda com Robert e destaca: “O nosso foco em uma visita como essa é termos uma noção do que realmente acontece ao longo da obra. É importante termos uma visão clara do que pode acontecer e que não é esperado”.