DAEE recebe integrantes do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC

Reunião discutiu ações que minimizem a ocorrência de alagamentos provocados por chuvas e extravasamentos dos cursos d’água na região.

O DAEE, agência de recursos hídricos do Estado de São Paulo, recebeu em sua sede, em São Paulo, no último dia 20 de fevereiro, integrantes do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para discutir ações que minimizem a ocorrência de alagamentos provocados por chuvas e extravasamentos dos cursos d’água na região. O consórcio reúne os municípios de Santo André, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

No encontro, o DAEE ressaltou que administra 19 piscinões no ABC, contribuindo para combater as cheias nas cidades. Eles estão localizados nos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema e Mauá, mas beneficiam toda a região ao armazenar um grande volume de água durante temporais – esse volume é depois devolvido aos rios quando as chuvas passam e o nível dos cursos d’água diminui.

O DAEE também detalhou as operações de limpeza e manutenção realizadas no ano passado nesses piscinões, que estão com plena capacidade e operando normalmente durante as tempestades deste verão. A situação deles pode ser conferida em https://www.daee.sp.gov.br/site/piscinoes.

Os integrantes do Consórcio mencionaram a importância dessa limpeza e operação do conjunto de piscinões no ABC. O DAEE também está concluindo os projetos para dois novos piscinões na bacia do Tamanduateí: o RT-15, na divisa entre Santo André e Mauá, e o RT-16, em Mauá, com capacidade para acumular 230 milhões de litros de água (o equivalente a 92 piscinas olímpicas cheias).

Nelson Lima, Diretor de Engenharia e Obras do DAEE, destaca: ”A reunião foi muito produtiva, a troca de informações e a parceria entre as instituições é essencial para buscarmos a melhoria do sistema de drenagem como um todo”.

Sandra Teixeira Malvese, coordenadora de programas e projetos do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, valorizou o resultado da reunião: “Essa aproximação dos municípios com o Governo do Estado e o DAEE nos permite abordar questões regionais que extrapolam a escala local. A drenagem é um assunto que os municípios não conseguem resolver sozinhos. Espero que essa reunião seja mais rotineira com os municípios, interagindo com o Estado na implementação de soluções conjuntas”.

Facebook
Twitter
LinkedIn

+ Notícias 

Medida contribui para a superação de desafios climáticos e o desenvolvimento econômico sustentável; investimento em resiliência hídrica é de R$ 14,4 milhões
O objetivo é identificar temas em que um trabalho conjunto contribua para acelerar ações e melhorar os resultados

Precisa de mais informações? entre em Contato

DEPARTAMENTO DE ÁGUAS E ENERGIA ELÉTRICA

Atendimento ao usuário
(11) 3293-8200

Sede
Rua Boa Vista, 170 
Sé – São Paulo/SP 
CEP 01014-000

Protocolo
Rua Boa Vista, 175 – Sobreloja
Sé – São Paulo/SP 
CEP 01014-000
protocolo@daee.sp.gov.br

REDES SOCIAIS

UNIDADES – Diretorias de Bacia

AÇÕES E PROGRAMAS

Canal de Denúncia

☏ 11 3293-8463
Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
✉ canaldedenuncia@daee.sp.gov.br 

Ouvidoria

☏ 11 3293-8463
Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
✉ ouvidoriadaee@sp.gov.br

SIC

Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
www.sic.sp.gov.br