DAEE recebe integrantes do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC

Reunião discutiu ações que minimizem a ocorrência de alagamentos provocados por chuvas e extravasamentos dos cursos d’água na região.

O DAEE, agência de recursos hídricos do Estado de São Paulo, recebeu em sua sede, em São Paulo, no último dia 20 de fevereiro, integrantes do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para discutir ações que minimizem a ocorrência de alagamentos provocados por chuvas e extravasamentos dos cursos d’água na região. O consórcio reúne os municípios de Santo André, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

No encontro, o DAEE ressaltou que administra 19 piscinões no ABC, contribuindo para combater as cheias nas cidades. Eles estão localizados nos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema e Mauá, mas beneficiam toda a região ao armazenar um grande volume de água durante temporais – esse volume é depois devolvido aos rios quando as chuvas passam e o nível dos cursos d’água diminui.

O DAEE também detalhou as operações de limpeza e manutenção realizadas no ano passado nesses piscinões, que estão com plena capacidade e operando normalmente durante as tempestades deste verão. A situação deles pode ser conferida em https://www.daee.sp.gov.br/site/piscinoes.

Os integrantes do Consórcio mencionaram a importância dessa limpeza e operação do conjunto de piscinões no ABC. O DAEE também está concluindo os projetos para dois novos piscinões na bacia do Tamanduateí: o RT-15, na divisa entre Santo André e Mauá, e o RT-16, em Mauá, com capacidade para acumular 230 milhões de litros de água (o equivalente a 92 piscinas olímpicas cheias).

Nelson Lima, Diretor de Engenharia e Obras do DAEE, destaca: ”A reunião foi muito produtiva, a troca de informações e a parceria entre as instituições é essencial para buscarmos a melhoria do sistema de drenagem como um todo”.

Sandra Teixeira Malvese, coordenadora de programas e projetos do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, valorizou o resultado da reunião: “Essa aproximação dos municípios com o Governo do Estado e o DAEE nos permite abordar questões regionais que extrapolam a escala local. A drenagem é um assunto que os municípios não conseguem resolver sozinhos. Espero que essa reunião seja mais rotineira com os municípios, interagindo com o Estado na implementação de soluções conjuntas”.

A pauta foi destaque na 8ª reunião com o Grupo de Trabalho Integrado, no Consema
Medida contribui para a superação de desafios climáticos e o desenvolvimento econômico sustentável; investimento em resiliência hídrica é de R$ 115 milhões
Foram removidos o equivalente a 99 mil caminhões cheios de sedimentos dos rios, contribuindo para o combate a enchentes