Entrega de novos poços aumenta oferta de água de qualidade para 94 mil pessoas em 9 cidades de SP

Medida contribui para a superação de desafios climáticos e o desenvolvimento econômico sustentável; investimento em resiliência hídrica é de R$ 14,4 milhões

Nove municípios do interior paulista passam a contar com uma nova fonte de água para o abastecimento de seus moradores. O Governo de São Paulo entrega nesta quinta-feira, 4 de julho, 9 novos poços de abastecimento. O investimento de R$ 14,4 milhões beneficia diretamente cerca de 94 mil pessoas nos municípios de Barrinha, Boa Esperança do Sul, Braúna, Pirangi, Pradópolis, Ribeirão Bonito, Serrana, Tietê e Trabiju, pertencentes às regiões administrativas de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Sorocaba e Ribeirão Preto.

As intervenções foram executadas pelo DAEE, órgão regulador de recursos hídricos do Estado, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). Esta é a quarta entrega de poços nos últimos sete meses, totalizando 127 empreendimentos viabilizados pelo Estado, com 1,6 milhão de pessoas beneficiadas e investimento de cerca de R$ 130 milhões.

Os poços em operação aumentam a resiliência hídrica, com maior oferta de água no período de poucas chuvas e, em algumas cidades, o fim da necessidade de racionamento. As intervenções também garantem melhor infraestrutura para o agronegócio e o abastecimento de água para população, comércio e indústria, incentivando a expansão de negócios e a geração de empregos.

“Os novos poços são estruturas importantes para aumentar a capacidade do sistema de abastecimento público. Contar com uma fonte de água subterrânea, gerenciada de forma responsável, auxilia no enfrentamento às condições climáticas cada vez mais adversas”, destaca Mara Ramos, Superintendente do DAEE.

A entrega de poços aconteceu em evento na cidade de Lins, com participação do governador Tarcísio de Freitas, da Secretária Natália Resende, e da Superintendente do DAEE, Mara Ramos. O município integra a Região Administrativa de Bauru, que desde dezembro do ano passado recebeu nove poços – um décimo está em construção, com previsão de entrega no mês de setembro de 2024.

Entenda como os poços funcionam

Os poços profundos fazem a captação nos aquíferos (reservas de água doce localizadas no subsolo). O DAEE faz os estudos, projetos, a perfuração do poço e a instalação de bombas e reservatórios. O órgão também estabelece o volume que pode ser retirado de cada poço sem que isso afete a capacidade de regeneração dos depósitos.

Após a entrega, as prefeituras e as concessionárias de saneamento desses municípios colocam a estrutura em operação e passam a fazer a distribuição da água e a manutenção dos sistemas. As análises prévias para instalação dos equipamentos visam possibilitar o bombeamento de água eficaz em aquíferos como Guarani, Bauru, Serra Geral, Cristalino e Tubarão.

De acordo com o Relatório de Recursos Hídricos de 2022 da ONU (Organização das Nações Unidas), 99% da água doce no mundo está no subsolo. A previsão da entidade é que o uso de água subterrânea cresça 1% ao ano até 2030. É fundamental, portanto, fazer o uso responsável desse recurso para que ele continue disponível para as próximas gerações.

Poços entregues por região

Confira a lista de municípios beneficiados com os nove novos poços:

Região de Araçatuba

Braúna terá um novo poço com capacidade de captar 24 mil litros por hora, beneficiando 3,2 mil pessoas.

Região de Araraquara

Boa Esperança do Sul terá um novo poço com capacidade de captar 80 mil litros por hora, beneficiando 10,7 mil pessoas;

Ribeirão Bonito terá um novo poço com capacidade de captar 79,2 mil litros por hora, beneficiando 10,6 mil pessoas;

Trabiju terá um novo poço com capacidade de captar 60 mil litros por hora, beneficiando 8 mil pessoas.

Região de Barretos

Pirangi terá um novo poço com capacidade de captar 200 mil litros por hora, beneficiando 26,7 mil pessoas.

Região de Sorocaba

Tietê terá um novo poço para captar até 30 mil litros por hora, beneficiando 4 mil pessoas.

Região de Ribeirão Preto

Barrinha terá um novo poço com capacidade de captar 20 mil litros por hora, beneficiando 2,7 mil pessoas;

Pradópolis terá um novo poço com capacidade de captar 180 mil litros por hora, beneficiando 24 mil pessoas;

Serrana terá um novo poço com capacidade de captar 30 mil litros por hora, beneficiando 4 mil pessoas.

Agência terá foco na transparência, colaboração e sustentabilidade na gestão das águas paulistas
Medida emergencial aumenta a captação de água feita pelo município para o abastecimento da população
Previsão é que sejam retirados 12.000 m³ de resíduos sólidos do curso d’água; Investimento é de R$ 1,1 milhão