DAEE assina termo de cooperação técnica com DAE SA de Jundiaí para maior controle da água extraída de lençóis freáticos

Os hidrômetros serão acompanhados através de telemetria, permitindo monitoramento online do volume extraído, focado nos usuários industriais e comercias do município que utilizam esse tipo de fonte

A Superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Mara Ramos, e o Presidente da DAE SA – Água e Esgoto de Jundiaí, Walter da Costa e Silva Filho, assinaram na manhã de hoje (6 de setembro) um termo de cooperação técnica com o objetivo de promover o monitoramento integrado e remoto da captação de águas subterrâneas no município.

 

O projeto consiste na implantação nos próximos seis meses de 20 hidrômetros monitorados por telemetria online em poços utilizados por indústrias e estabelecimentos comerciais que permitirão um controle mais preciso do volume de água extraído dos lençóis freáticos. Os dados serão compartilhados em tempo real para o DAEE, DAE Jundiaí e o próprio usuário.

 

“Essa parceria com a DAE é uma ação que o DAEE vem fazendo com os municípios para boa gestão dos recursos hídricos. Saber quanto se usa dos recursos hídricos é essencial para essa gestão, desenvolvendo um modelo sustentável para o nosso Estado. O controle mais preciso e moderno sobre o volume de água extraído de lençóis freáticos torna o processo de fiscalização mais eficiente e reforça a segurança hídrica. Dessa forma, será possível comparar se o volume de água utilizado está de acordo com os limites estabelecidos na outorga concedida”, explica Mara Ramos.

 

Para o Presidente da DAE, “esse acordo está levando o DAEE e nossa empresa a melhorar seu desempenho, mas não como se fosse uma fiscalização sobre isso, mas deixar nossos clientes mais à vontade para olhar suas contas. Vai ser um processo de telemetria e será muito rápido para que a gente acesse a isso”.

 

Sandra Garcia, Diretora de Diretora de Regulação e Fiscalização do DAEE, destaca que “essa parceria com a DAE Jundiaí traz uma questão importante que é o papel do usuário na gestão dos recursos hídricos do Estado de São Paulo. A partir do momento em que ele utiliza esse recurso e declara o valor correto, ele está contribuindo muito para dimensionarmos o uso dos recursos hídricos”.

 

+ Notícias 

Medida contribui para a superação de desafios climáticos e o desenvolvimento econômico sustentável; investimento em resiliência hídrica é de R$ 14,4 milhões
O objetivo é identificar temas em que um trabalho conjunto contribua para acelerar ações e melhorar os resultados

Precisa de mais informações? entre em Contato

DEPARTAMENTO DE ÁGUAS E ENERGIA ELÉTRICA

Rua Boa Vista, 170 
Sé – São Paulo/SP 
CEP 01014-000

UNIDADES – Diretorias de Bacia

REDES SOCIAIS

INSTITUCIONAL

SERVIÇOS

Ouvidoria

☏ 11 3293-8463
Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
✉ ouvidoriadaee@sp.gov.br

SIC

Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
◉ www.sic.sp.gov.br