Os hidrômetros serão acompanhados através de telemetria, permitindo monitoramento online do volume extraído, focado nos usuários industriais e comercias do município que utilizam esse tipo de fonte
A Superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Mara Ramos, e o Presidente da DAE SA – Água e Esgoto de Jundiaí, Walter da Costa e Silva Filho, assinaram na manhã de hoje (6 de setembro) um termo de cooperação técnica com o objetivo de promover o monitoramento integrado e remoto da captação de águas subterrâneas no município.
O projeto consiste na implantação nos próximos seis meses de 20 hidrômetros monitorados por telemetria online em poços utilizados por indústrias e estabelecimentos comerciais que permitirão um controle mais preciso do volume de água extraído dos lençóis freáticos. Os dados serão compartilhados em tempo real para o DAEE, DAE Jundiaí e o próprio usuário.
“Essa parceria com a DAE é uma ação que o DAEE vem fazendo com os municípios para boa gestão dos recursos hídricos. Saber quanto se usa dos recursos hídricos é essencial para essa gestão, desenvolvendo um modelo sustentável para o nosso Estado. O controle mais preciso e moderno sobre o volume de água extraído de lençóis freáticos torna o processo de fiscalização mais eficiente e reforça a segurança hídrica. Dessa forma, será possível comparar se o volume de água utilizado está de acordo com os limites estabelecidos na outorga concedida”, explica Mara Ramos.
Para o Presidente da DAE, “esse acordo está levando o DAEE e nossa empresa a melhorar seu desempenho, mas não como se fosse uma fiscalização sobre isso, mas deixar nossos clientes mais à vontade para olhar suas contas. Vai ser um processo de telemetria e será muito rápido para que a gente acesse a isso”.
Sandra Garcia, Diretora de Diretora de Regulação e Fiscalização do DAEE, destaca que “essa parceria com a DAE Jundiaí traz uma questão importante que é o papel do usuário na gestão dos recursos hídricos do Estado de São Paulo. A partir do momento em que ele utiliza esse recurso e declara o valor correto, ele está contribuindo muito para dimensionarmos o uso dos recursos hídricos”.
+ Notícias
Precisa de mais informações? entre em Contato
DEPARTAMENTO DE ÁGUAS E ENERGIA ELÉTRICA
Rua Boa Vista, 170
Sé – São Paulo/SP
CEP 01014-000
UNIDADES – Diretorias de Bacia
REDES SOCIAIS
INSTITUCIONAL
SERVIÇOS
Ouvidoria
☏ 11 3293-8463
Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
✉ ouvidoriadaee@sp.gov.br
SIC
Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
◉ www.sic.sp.gov.br