Diretoria de Recursos Hídricos no DAEE – Fortalecimento das atividades de Planejamento e Gestão

A Diretoria vai consolidar dados e informações para aprimoramento da gestão

Em 18 de agosto, a Superintendente, Mara Ramos, se reuniu com diretores e técnicos para anunciar a criação da Diretoria de Recursos Hídricos. A nova estrutura, fundamentada nos pilares do Planejamento, Monitoramento e Conhecimento, ficará provisoriamente sob a diretoria executiva da própria superintendente.

As atividades estarão distribuídas em três (3) unidades:

– DHP Planejamento de Recursos Hídricos (Planos, Projetos e Programas), sob a direção de Alexandre Liazi e GT Águas – Grupo de Trabalho das Águas, com a colaboração de Suely Matsuguma e Caroline Tubero;

– DHM Monitoramento de Recursos Hídricos (Hidrologia, Controle e Sistemas de Recursos Hídricos), sob comando de Alfredo Pisani; e,

– DHC/CTH Águas Subterrâneas, Consultoria técnica, Escola das Águas, Biblioteca e Acervo Técnico, sob comando de Viviana Borges.

A conexão entre essas áreas se justifica frente aos desafios de fornecer subsídio aos processos de outorga e às Bacias e Comitês, atuação nos Planos Estaduais, diretrizes para a operação da infraestrutura hídrica, diagnóstico e prognóstico.

Para uma atuação integrada junto aos órgãos gestores de recursos hídricos em nível nacional e estadual e participação nos colegiados do SIGRH, a Diretoria vai consolidar dados e informações para aprimoramento da gestão, garantindo assim, o direcionamento para a segurança hídrica.

Para apoio às áreas foi anunciada a assinatura de um Termo de Cooperação com a FCTH (Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica) que deve acontecer nos próximos meses, com o objetivo de complementar o banco de dados de monitoramento do DAEE, buscando assim, priorizar ao corpo técnico as atividades de análise crítica das informações, imprescindíveis à tomada de decisão em áreas e situações específicas.

“A gestão de recursos hídricos é a essência do DAEE e é justamente esse setor que precisa ser fortalecido para a transformação em Agência Reguladora. Essas equipes técnicas são fortes e tem capacidade sem igual, por isso contamos com o comprometimento de todos para a construção de bases sólidas e manter a tradição da excelência na gestão de recursos hídricos.”, ressalta Mara Ramos.

+ Notícias 

Medida contribui para a superação de desafios climáticos e o desenvolvimento econômico sustentável; investimento em resiliência hídrica é de R$ 14,4 milhões
O objetivo é identificar temas em que um trabalho conjunto contribua para acelerar ações e melhorar os resultados

Precisa de mais informações? entre em Contato

DEPARTAMENTO DE ÁGUAS E ENERGIA ELÉTRICA

Rua Boa Vista, 170 
Sé – São Paulo/SP 
CEP 01014-000

UNIDADES – Diretorias de Bacia

REDES SOCIAIS

INSTITUCIONAL

SERVIÇOS

Ouvidoria

☏ 11 3293-8463
Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
✉ ouvidoriadaee@sp.gov.br

SIC

Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
◉ www.sic.sp.gov.br