DAEE retoma licitações de barragens na região de Campinas e abre prazo para propostas

O DAEE, órgão regulador de recursos hídricos do Estado de São Paulo, publicou nesta segunda-feira (15 de abril de 2024) as licitações para a retomada das obras nas barragens de Pedreira e Duas Pontes, localizadas na Região Metropolitana de Campinas.

As empresas interessadas em executar as obras devem encaminhar as propostas ao DAEE até as 17h do dia 20 de maio. A abertura pública dos envelopes ocorrerá no dia seguinte, 21 de maio, a partir das 9h30. Todas as informações, detalhes e documentos necessários para participação nas concorrências estão disponíveis no site do DAEE, em http://www.daee.sp.gov.br/site/avisosdelicitacoes.

A previsão é que os trabalhos sejam reiniciados em julho de 2024, caso não haja recursos. A partir da ordem de serviço, a conclusão das obras deve ocorrer em 22 meses. A construção das barragens teve o contrato anterior rescindido devido a atrasos significativos não justificados pelos consórcios responsáveis pela execução das atividades.

As barragens deverão formar reservatórios com uma capacidade de armazenamento útil de 85 bilhões de litros de água (o equivalente a 34 mil piscinas olímpicas), dos quais 32 bilhões de litros na Barragem Pedreira e cerca de 53 bilhões de litros no reservatório de Duas Pontes, beneficiando direta e indiretamente 28 municípios na região do PCJ: Águas de São Pedro, Americana, Amparo, Artur Nogueira, Bragança Paulista, Cordeirópolis, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Iracemápolis, Jaguariúna, Limeira, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Morungaba, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracicaba, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Maria da Serra, Santo Antônio de Posse, São Pedro, Tuiuti e Vargem.

O valor orçado para a conclusão da barragem de Pedreira, localizada no Rio Jaguari, é de R$ 584,3 milhões. Já a represa de Duas Pontes, situada no Rio Camanducaia, tem orçamento estimado de R$ 392,4 milhões. Ou seja, o investimento do Governo do Estado nessas obras de segurança hídrica é de quase R$ 1 bilhão.

+ Notícias

Missão aconteceu na última semana (entre os dias 07 e 09 de maio), na capital paulista
A pauta foi destaque na 8ª reunião com o Grupo de Trabalho Integrado, no Consema
Medida contribui para a superação de desafios climáticos e o desenvolvimento econômico sustentável; investimento em resiliência hídrica é de R$ 115 milhões