Acordo entre DAEE e Sabesp amplia rede de dados sobre as chuvas no Estado de SP

Parceria vai integrar as informações de monitoramento e agilizar a tomada de decisões sobre o uso e a gestão das águas em todo o Estado

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e a Sabesp assinam, no próximo dia 2 de outubro, um acordo de cooperação para compartilhamento das redes de monitoramento dos recursos hídricos no Estado de São Paulo. A iniciativa vai integrar diversas informações, como o histórico de chuvas e vazões dos rios, os níveis de reservatórios e dados em tempo real.

Isso significa que haverá mais informações e agilidade para o planejamento de ações essenciais à população, como obras de combate a enchentes, autorizações de perfuração de poços e a gestão do nível de rios e represas. A integração começa imediatamente e deve estar totalmente operacional ainda neste mês de outubro.

“Serão compartilhados tanto os dados em tempo real quanto a série histórica de informações”, explica a superintendente do DAEE, Mara Ramos. De acordo com ela, as duas redes se complementam e por isso vão proporcionar um gerenciamento dos recursos hídricos mais preciso para todo o Estado de São Paulo.

A iniciativa permitirá que tanto o DAEE quanto a Sabesp tenham acesso conjunto a 245 postos de monitoramento. Para o Departamento, essa ampliação da rede é importante para a elaboração e execução de planos, projetos e obras na área de infraestrutura e segurança hídrica. Além da agilidade e do aumento da base de dados, o compartilhamento também significará economia de recursos, uma vez que se evitará a alocação de postos próximos um ao outro.

O termo de cooperação marca o início do Réveillon Hidrológico, data que simbolicamente dá início à temporada de chuvas no Sudeste, que vai de outubro a março. Nesse período, acontece o enchimento das represas que são utilizadas como mananciais para abastecimento e que proverão água durante o período de estiagem – entre abril a setembro, época em que ocorre a diminuição do volume de água das represas.