Acordo entre DAEE e Sabesp amplia rede de dados sobre as chuvas no Estado de SP

Parceria vai integrar as informações de monitoramento e agilizar a tomada de decisões sobre o uso e a gestão das águas em todo o Estado
Parceria vai integrar as informações de monitoramento e agilizar a tomada de decisões sobre o uso e a gestão das águas em todo o Estado

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e a Sabesp assinam, no próximo dia 2 de outubro, um acordo de cooperação para compartilhamento das redes de monitoramento dos recursos hídricos no Estado de São Paulo. A iniciativa vai integrar diversas informações, como o histórico de chuvas e vazões dos rios, os níveis de reservatórios e dados em tempo real.

Isso significa que haverá mais informações e agilidade para o planejamento de ações essenciais à população, como obras de combate a enchentes, autorizações de perfuração de poços e a gestão do nível de rios e represas. A integração começa imediatamente e deve estar totalmente operacional ainda neste mês de outubro.

“Serão compartilhados tanto os dados em tempo real quanto a série histórica de informações”, explica a superintendente do DAEE, Mara Ramos. De acordo com ela, as duas redes se complementam e por isso vão proporcionar um gerenciamento dos recursos hídricos mais preciso para todo o Estado de São Paulo.

A iniciativa permitirá que tanto o DAEE quanto a Sabesp tenham acesso conjunto a 245 postos de monitoramento. Para o Departamento, essa ampliação da rede é importante para a elaboração e execução de planos, projetos e obras na área de infraestrutura e segurança hídrica. Além da agilidade e do aumento da base de dados, o compartilhamento também significará economia de recursos, uma vez que se evitará a alocação de postos próximos um ao outro.

O termo de cooperação marca o início do Réveillon Hidrológico, data que simbolicamente dá início à temporada de chuvas no Sudeste, que vai de outubro a março. Nesse período, acontece o enchimento das represas que são utilizadas como mananciais para abastecimento e que proverão água durante o período de estiagem – entre abril a setembro, época em que ocorre a diminuição do volume de água das represas.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn

+ Notícias 

A pauta foi destaque na 8ª reunião com o Grupo de Trabalho Integrado, no Consema
Medida contribui para a superação de desafios climáticos e o desenvolvimento econômico sustentável; investimento em resiliência hídrica é de R$ 115 milhões
Foram removidos o equivalente a 99 mil caminhões cheios de sedimentos dos rios, contribuindo para o combate a enchentes

Precisa de mais informações? entre em Contato

DEPARTAMENTO DE ÁGUAS E ENERGIA ELÉTRICA

Atendimento ao usuário
(11) 3293-8200

Sede
Rua Boa Vista, 170 
Sé – São Paulo/SP 
CEP 01014-000

Protocolo
Rua Boa Vista, 175 – Sobreloja
Sé – São Paulo/SP 
CEP 01014-000
protocolo@daee.sp.gov.br

REDES SOCIAIS

UNIDADES – Diretorias de Bacia

AÇÕES E PROGRAMAS

Canal de Denúncia

☏ 11 3293-8463
Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
✉ canaldedenuncia@daee.sp.gov.br 

Ouvidoria

☏ 11 3293-8463
Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
✉ ouvidoriadaee@sp.gov.br

SIC

Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
www.sic.sp.gov.br