APA do Tietê completa 37 anos

“O meio ambiente da Região Metropolitana de São Paulo está em festa, comemorando o 37º aniversário da APA da Várzea do Tietê, uma das primeiras áreas de proteção ambiental instituídas pelo Poder Público Estadual”, comemora a Superintendente do DAEE, Mara Ramos.

Criada pela Lei nº 5.598, de 6 de fevereiro de 1987, a APA do Tietê (Área de Proteção Ambiental da Várzea do Tietê) tem o objetivo de preservar uma faixa de 7.4 mil hectares ao longo do rio Tietê nos municípios de Salesópolis, Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba, Guarulhos, São Paulo, Osasco, Barueri, Carapicuíba e Santana do Parnaíba.

A várzea do Tietê corresponde à área sujeita a alagamentos no período das chuvas e ocupa uma faixa que varia de 200 a 600 metros de largura, com até mil metros em alguns pontos, e baixa declividade. O rio Tietê nesta região apresenta uma declividade de apenas 15 centímetros por quilômetro.

A proteção dessa faixa permite a implementação de ações de preservação e recuperação do rio Tietê, o controle de ocupação das várzeas, minimizando o risco de enchentes, a erosão de margens e a redução do volume de assoreamento. Ela permite também a recuperação do conjunto de fauna e flora característica dessa faixa de terreno. Levantamentos realizados identificaram 178 espécies vegetais distribuídas em 60 famílias botânicas; e apresenta uma fauna bastante rica, e oferece abrigo para aves migratórias, como garças e quero-queros.

PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ

Uma área importante da APA do Tietê é o Parque Ecológico do Tietê, lançado em 1976 e inaugurado em março de 1982, com projeto arquitetônico e paisagístico de Ruy Ohtake. O parque possui uma área total de 14 milhões de metros quadrados (1.300 campos de futebol), que vai desde a região da Penha e São Miguel Paulista até a cidade de Guarulhos. Toda essa área preservada atua como terreno alagável em dias de tempestades, permitindo que o rio ocupe seu espaço natural sem impactar negativamente a população. Uma parte do terreno do parque – 1,5 milhão de metros quadrados – é aberta à população para atividades de lazer.

NOVOS PARQUES

Coerente com essa visão o DAEE vem implementando programas de implantação de novos parques ao longo do rio Tietê, de São Paulo a Salesópolis, criando espaços para uso da população como centros de lazer, esportes e cultura.

Em 1996, o DAEE criou o Parque Nascentes do Tietê, em Salesópolis, com 1,34 milhão de metros quadrados, vista para nascente do rio e um espelho d’água onde os frequentadores podem beber a água do Tietê direto de sua nascente.

Em 2010, o DAEE criou o projeto Parque Várzeas do Tietê, e já implantou três núcleos de lazer em bairros da zona leste da Capital – Vila Jacuí, Itaim Biacica e Parque Helena, com um total de mais de 520 mil metros quadrados, campos de futebol, quadras poliesportivas, churrasqueiras, playgrounds, auditórios, salas para atividades da terceira idade, estacionamentos, que recebem centenas de pessoas nos fins de semana.

Atualmente, o Governo do Estado está preparando a implantação do Parque Salesópolis, município onde nasce o Tietê, que terá dois núcleos para realização de ações de educação ambiental, cultura, lazer e esporte.