DAEE é destaque na Fenasan 2023 e no 34º Encontro Técnico AESabesp

Secretária Natália Resende e superintendente Mara Ramos palestraram no evento, que recebeu mais de 20 mil pessoas; estande do DAEE recebeu empresas estrangeiras para intercâmbio em novas tecnologias

Com palestra da Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende, na abertura do evento, e participação da superintendente do DAEE, Mara Ramos, em mesa-redonda e palestras, o Governo do Estado marcou presença na edição 2023 da Fenasan (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) e no 34º Encontro Técnico AESabesp (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente).

Os eventos foram realizados no Expo Center Norte, em São Paulo, entre 3 e 5 de outubro. O tema central deste ano foi “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”, com destaque para as discussões sobre avanços em drenagem e resíduos sólidos, bem como estratégias para a gestão dos recursos hídricos e a universalização do saneamento.

Natália destacou as novas perspectivas do saneamento e da gestão de recursos hídricos no Estado de São Paulo, pontuando a necessidade de integração dos setores e profissionais que compõem a Secretaria para a promoção do desenvolvimento sustentável.

Mara Ramos participou da mesa-redonda que tratou dos avanços em drenagem e resíduos sólidos nas cidades brasileiras. Ela foi também palestrante no painel que abordou a estratégia do Estado de São Paulo para a gestão dos recursos hídricos e a universalização do saneamento. A superintendente falou sobre os principais desafios do DAEE e destacou a importância da drenagem no contexto de saneamento básico, além das parcerias da autarquia com outras entidades para o fortalecimento institucional da gestão dos recursos hídricos.

Compartilhamento – Além das discussões técnicas, o evento também teve o estande da Semil/DAEE como um ponto de encontro para reuniões com empresas estrangeiras de diferentes países, que vieram apresentar novas soluções em saneamento. Por meio de seus consulados, estiveram presentes representantes de empresas de Holanda, Suíça, França e Estados Unidos. O objetivo foi articular a implantação de novas tecnologias e serviços em programas prioritários para o governo, como o Universaliza e o IntegraTietê.

Patrick Johann Schindler, assessor de Relações Internacionais para Infraestrutura da Semil, disse que as colaborações solidificarão parcerias entre governo, empresas privadas e sociedade civil, “promovendo melhorias significativas para o meio ambiente e infraestrutura em todo o Estado”. Destacaram-se discussões sobre avanços em drenagem e resíduos sólidos, bem como estratégias para a gestão dos recursos hídricos e a universalização do saneamento.

Além de Patrick, as reuniões tiveram a participação do Coordenador de Saneamento da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado, Meunim Rodrigues Oliveira Junior; da Subsecretária de Saneamento e Recursos Hídricos, Samanta Souza; da Superintendente do DAEE, Mara Ramos e da Diretora do Centro Tecnológico de Hidráulica – CTH do DAEE, Viviana Borges.

Presença – De acordo com os organizadores, a Fenasan recebeu a presença de cerca de 22 mil visitantes, que buscaram informações sobre as novas tecnologias para o setor. O Encontro Técnico teve como principal foco ampliar o diálogo e estabelecer troca de experiências sobre saneamento ambiental, meio ambiente e sustentabilidade.