DAEE alerta para temporais no Vale do Ribeira e avanço das fortes chuvas para Registro

Departamento emitiu alertas para a Defesa Civil da região, onde os rios transbordaram devido às tempestades

O Vale do Ribeira sofreu grande impacto com o volume atípico de chuvas que atingiu a região nos últimos três dias, ocasionando extravasamento do Rio Ribeira de Iguape e enchentes que atingiram a população ribeirinha, deixando desabrigados, e causaram a interrupção do transporte na zona rural.

Segundo os dados captados pela rede de monitoramento pluviométrico do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, do Estado de São Paulo, de 28 a 30 de outubro, o pico de chuvas que atingiu o alto Vale do Ribeira no Estado do Paraná resultou no aumento do nível do rio ao longo das cidades que o margeiam.

Municípios importantes da região tiveram grandes precipitações, em alguns casos próximas daquilo que era esperado para o mês inteiro. O Rio Ribeira de Iguape extravasou em todos esses pontos:

– É o caso do município de Ribeira, onde choveu nos últimos três dias cerca de 86,4 mm. A média esperada para o mês de outubro é 132 mm. Nesse ponto, o rio que tem nível normal em 5 metros, chegou ao nível de pico de 8,8 metros;

– No município de Iporanga, choveu nos últimos três dias cerca de 72,8 mm. A média esperada para o mês de outubro é 132 mm. Na cidade, o rio que tem nível normal em 4 metros, chegou ao nível de pico de 7,3 metros;

– No município de Eldorado, choveu pouco nos últimos três dias, cerca de 31,6 mm. A média esperada para o mês de outubro é 121 mm. Mas o rio, que tem nível normal em 5 metros, extravasou com pico de 9,8 metros;

– Já em Barra do Turvo, choveu nos últimos três dias cerca de 90,2 mm, sendo que a média esperada para o mês de outubro é 113 mm.

Os temporais e a cheia dos rios estão se deslocando para o município de Registro, com previsão para a passagem nesta quarta-feira, 1º de novembro. Por isso o DAEE reforça o alerta para a região.

A Sala de Situação do DAEE, em Registro, compartilha informações de monitoramento das condições climáticas em tempo real com órgãos parceiros e, prevendo as cheias do rio Ribeira, os técnicos emitiram de forma antecipada os alertas à Defesa Civil Estadual, Regional e aos municípios ao longo do eixo Rio Ribeira de Iguape, como Iporanga, Eldorado, Sete Barras, Ribeira, Registro e Iguape.

“A precisão dos dados e a previsão antecipada dos impactos naturais foram essenciais para garantir a operação eficiente das Defesas Civis, minimizando o risco para a população de áreas de risco”, explica Ney Ikeda, diretor do DAEE na Bacia do Ribeira de Iguape.

O DAEE segue monitorando a previsão de chuvas e o nível dos rios na região, em virtude da situação meteorológica ainda instável. O Governo do Estado está empenhado em assistir a região com recursos e abastecimento para atendimento à população. A segurança da população, especialmente aqueles em áreas vulneráveis, é nossa prioridade. Em caso de dúvidas, nossa equipe de plantão 24h está à disposição: Sala de Situação SP 11-3293-8461.