DAEE alerta para temporais no Vale do Ribeira e avanço das fortes chuvas para Registro

Departamento emitiu alertas para a Defesa Civil da região, onde os rios transbordaram devido às tempestades
DAEE alerta para temporais no Vale do Ribeira e avanço das fortes chuvas para Registro

O Vale do Ribeira sofreu grande impacto com o volume atípico de chuvas que atingiu a região nos últimos três dias, ocasionando extravasamento do Rio Ribeira de Iguape e enchentes que atingiram a população ribeirinha, deixando desabrigados, e causaram a interrupção do transporte na zona rural.

Segundo os dados captados pela rede de monitoramento pluviométrico do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, do Estado de São Paulo, de 28 a 30 de outubro, o pico de chuvas que atingiu o alto Vale do Ribeira no Estado do Paraná resultou no aumento do nível do rio ao longo das cidades que o margeiam.

Municípios importantes da região tiveram grandes precipitações, em alguns casos próximas daquilo que era esperado para o mês inteiro. O Rio Ribeira de Iguape extravasou em todos esses pontos:

– É o caso do município de Ribeira, onde choveu nos últimos três dias cerca de 86,4 mm. A média esperada para o mês de outubro é 132 mm. Nesse ponto, o rio que tem nível normal em 5 metros, chegou ao nível de pico de 8,8 metros;

– No município de Iporanga, choveu nos últimos três dias cerca de 72,8 mm. A média esperada para o mês de outubro é 132 mm. Na cidade, o rio que tem nível normal em 4 metros, chegou ao nível de pico de 7,3 metros;

– No município de Eldorado, choveu pouco nos últimos três dias, cerca de 31,6 mm. A média esperada para o mês de outubro é 121 mm. Mas o rio, que tem nível normal em 5 metros, extravasou com pico de 9,8 metros;

– Já em Barra do Turvo, choveu nos últimos três dias cerca de 90,2 mm, sendo que a média esperada para o mês de outubro é 113 mm.

Os temporais e a cheia dos rios estão se deslocando para o município de Registro, com previsão para a passagem nesta quarta-feira, 1º de novembro. Por isso o DAEE reforça o alerta para a região.

A Sala de Situação do DAEE, em Registro, compartilha informações de monitoramento das condições climáticas em tempo real com órgãos parceiros e, prevendo as cheias do rio Ribeira, os técnicos emitiram de forma antecipada os alertas à Defesa Civil Estadual, Regional e aos municípios ao longo do eixo Rio Ribeira de Iguape, como Iporanga, Eldorado, Sete Barras, Ribeira, Registro e Iguape.

“A precisão dos dados e a previsão antecipada dos impactos naturais foram essenciais para garantir a operação eficiente das Defesas Civis, minimizando o risco para a população de áreas de risco”, explica Ney Ikeda, diretor do DAEE na Bacia do Ribeira de Iguape.

O DAEE segue monitorando a previsão de chuvas e o nível dos rios na região, em virtude da situação meteorológica ainda instável. O Governo do Estado está empenhado em assistir a região com recursos e abastecimento para atendimento à população. A segurança da população, especialmente aqueles em áreas vulneráveis, é nossa prioridade. Em caso de dúvidas, nossa equipe de plantão 24h está à disposição: Sala de Situação SP 11-3293-8461.

Facebook
Twitter
LinkedIn

+ Notícias 

Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas destaca a importância estratégica das águas subterrâneas e a necessidade de gestão racional para enfrentar desafios climáticos e de superexploração
O DAEE anunciou um conjunto de medidas para conter o avanço da erosão na margem direita do Rio São Lourenço, no município de Miracatu. O problema, que persiste há mais de duas décadas, ameaça a integridade da Estrada do Faú e da ponte adjacente, colocando em risco a infraestrutura local e a produtividade da região.
Dois lotes que serão licitados vão garantir retirada de mais de mil metros cúbicos de sedimentos dos dois trechos do rio, o equivalente a 71 mil caminhões cheios. Novos investimentos totalizam R$ 233 milhões

Precisa de mais informações? entre em Contato

DEPARTAMENTO DE ÁGUAS E ENERGIA ELÉTRICA

Atendimento ao usuário
(11) 3293-8200

Sede
Rua Boa Vista, 170 
Sé – São Paulo/SP 
CEP 01014-000

Protocolo
Rua Boa Vista, 175 – Sobreloja
Sé – São Paulo/SP 
CEP 01014-000
protocolo@daee.sp.gov.br

REDES SOCIAIS

UNIDADES – Diretorias de Bacia

AÇÕES E PROGRAMAS

Canal de Denúncia

☏ 11 3293-8463
Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
✉ canaldedenuncia@daee.sp.gov.br 

Ouvidoria

☏ 11 3293-8463
Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
✉ ouvidoriadaee@sp.gov.br

SIC

Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h, exceto feriados
www.sic.sp.gov.br