Departamento de Águas
e Energia Elétrica
DAEE
NOTÍCIAS
DAEE reabre Parque Nascentes no mês do Rio Tietê
Com investimento de R$ 11,9 milhões, Governo de SP inaugura obra de saneamento na cidade
Em comemoração ao Dia do Rio Tietê (22), o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão ligado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, reabriu neste fim de semana (12) o Parque Nascentes do Tietê. Localizado no município de Salesópolis, a unidade possui 1,34 milhão de metros quadrados de preservação com destaque para a nascente do rio.

A liberação para visitas está de acordo com as normas de retomada gradual das atividades nos parques estaduais, cumprindo todas as normas de segurança contra o Covid-19 e os funcionários foram treinados para orientar a população.

A quantidade de visitantes é limitada e as visitas monitoradas limita-se a grupos de até sete pessoas. Apenas veículos de passeio podem visitar a unidade. As excursões ou entrada de grupos numerosos para estudo ainda estão restritas por tempo indeterminado; bem como as visitas ao Museu das Águas e caminhadas de grupos nas trilhas ecológicas.

A infraestrutura local recebe higienização contínua. Foram instalados também pontos de desinfecção com ácool em gel 70%, pias para lavagem das mãos em áreas livres e banheiros. O uso de máscara é obrigatório e recomendado o distanciamento social.

O Parque Nascentes do Tietê está localizado na Estrada do Pico Agudo, altura do km 6, no Bairro Pedra Rajada, em Salesópolis-SP (Rodovia prof. Alfredo Rolim de Moura, sentido Salesópolis/Tamoios, no km 107,4 para acesso à estrada de 6 km). Funcionará todos os dias, mas agora em horário diferenciado: das 10 às 16 horas.

O valor da entrada é de R$ 6. Para mais informações, ligue (11) 3204-7901.

O Parque

A 96 quilômetros da Capital e cercado por mata atlântica, o Parque Nascentes do Tietê é tombado pelo Estado de São Paulo e administrado pelo DAEE. A área conta com 1,34 milhão de metros quadrados de preservação a diversidade da flora, da fauna e características de seu entorno. Como já diz o nome, o parque guarda as nascentes do rio Tietê – o mais importante do estado.

O parque possui como atrativos a visitação das nascentes e uma sala das águas, onde através de vidros parecidos com tubos de ensaio, se analisa e observa a qualidade das águas de acordo com os municípios por onde o rio passa: Salesópolis, São Paulo, Pirapora, Salto, Tietê, Barra Bonita, entre outros. As trilhas monitoradas e educativas e um museu iconográfico com fotos sobre diversos aspectos do rio limpo ou muito poluído; o tempo em que era navegável e abrigava competições de remo; histórico sobre o rio; as cidades que percorre e histórico da eclusa de Barra Bonita também são atrações do parque, mas estão temporariamente fechados para o público.

Saiba mais sobre o Parque Nascentes no 5º episódio do podcast Água! Ouça grátis agora mesmo no Spotify, Deezer e iTunes.

http://bit.ly/SpotifyPodcastAgua
http://bit.ly/ApplePodcastsAgua
http://bit.ly/DEEZERpodcastagua

subir ao topo

UNIDADES

São Paulo
Taubaté
Piracicaba
Marília
São José do Rio Preto
Ribeirão Preto
Birigui
Registro

CONTATO

☏  11  3293-8201
Rua Boa Vista, 170 – Sé 
São Paulo/SP – CEP 01014-000
Telefone: (11)3293-8463
Horario de Funcionamento: 8ª a 6ª feira, das 9h às 17h, exceto feriados
Email: ouvidoriadaee@sp.gov.br
Site: www.ouvidoria.sp.gov.br
Telefone: (11)3293-8382
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h, exceto feriados

Site: www.sic.sp.gov.br