DAEE > notícias

Barragens Pedreira e Duas Pontes têm ação socioambiental e criam o Bosque dos Funcionários

Cerca de 80 mudas são cultivadas por funcionários em cada Barragem que farão parte da futura Área de Preservação Permanente dos empreendimentos

Notícias Relacionadas

Dando continuidade às celebrações do Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, as equipes de Comunicação e do Meio Ambiente das Barragem Duas Pontes-Amparo e Pedreira, promoveram a atividade do projeto de plantio de mudas intitulado “Bosque dos funcionários – Quem constrói também planta!”. A ação tem como principal apelo fazer com que cada funcionário plante, cultive e adote sua árvore, que fará parte da futura APP – Área de Proteção Permanente. O projeto teve início na semana do meio ambiente (junho/21), com o cadastro dos colaboradores interessados na atividade, reserva da área e o resgate de mudas nativas para serem transplantadas.


O plantio só foi possível com apoio de técnicos e especialistas que compõe o time dos Programas Ambientais, que prioriza a construção de uma sociedade com visão de preservação para gerações futuras, em especial com cuidados voltados ao Meio Ambiente. Vale ressaltar que a ação faz parte dos 27 Programas Socioambientais, entre eles, o Programa de Controle Ambiental das Obras e o Programa de Educação Ambiental – PEA.

Na Barragem Duas Pontes, em Amparo, a área de plantio escolhida foi próxima do sismógrafo e EMA – Estação Meteorológica, atendendo a uma das propostas do PACUERA – Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial – sendo uma trilha de acesso para que futuramente as pessoas possam reconhecer o local onde plantaram suas mudas.

Na Barragem Pedreira, 80 funcionários plantaram suas mudas em local determinado, localizado ao lado da carpintaria do empreendimento.

Dentre as espécies cultivadas em ambas as Barragens, estão: Pau-viola, Algodoeiro, Aroeira Pimenteira, Ipê-amarelo, Canafístula, Pau Jacaré, Jacarandá Paulista, Jequitibá, Jatobá, Canelinha, Pata-de-Vaca, Ingá-do-Brejo, Paineira Rosa, Cedro Canjerana e Embaúba do Brejo.

As atividades foram acompanhadas pela equipe multidisciplinar de cada empreendimento, considerando todas as especificações para o plantio, como medida e profundidade corretas da cova, manuseio da muda, momento de rega e de cobertura com terra, além de outros cuidados necessários para a plantinha crescer e se transformar numa exuberante árvore nativa.

Vale ressaltar que o projeto não se limitará as comemorações do Dia Da Árvore, terá continuidade até o final da obra. Segundo a equipe de meio ambiente, a ideia é estender o projeto para que todos os funcionários possam participar. O objetivo é homenagear os colaboradores que dedicam o seu trabalho e desta forma, fazer parte da história das barragens. Porque, além de contribuir com o meio ambiente onde vivem, será uma forma de deixar a sua marca na obra e, principalmente, o seu legado para as futuras gerações.

UNIDADES

São Paulo
Taubaté
Piracicaba
Marília
São José do Rio Preto
Ribeirão Preto
Birigui
Registro

CONTATO

☏  11  3293-8201
Rua Boa Vista, 170 – Sé 
São Paulo/SP – CEP 01014-000
Telefone: (11)3293-8463
Horario de Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h, exceto feriados
Email: ouvidoriadaee@sp.gov.br
Telefone: (11)3293-8382
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h, exceto feriados

Site: www.sic.sp.gov.br